top of page

Mateus

Sobre as explicações de Profecias neste site.

Esta página aparece em  todos os livros desta seção. As profecias do livro, caso existam e estejam disponíveis aparece logo após este texto.

As explicações apresentadas mostram as ideias dos autores do site. Não se afirma que se tem a melhor explicação ou a explicação correta. O objetivo é apenas apresentar o que os autores acreditam. As explicações serão alteradas caso a forma de pensar dos autores do site mude.

Não advogamos nenhuma religião.

Por enquanto analisamos profecias nos livros de Gênesis, LevíticoEzequiel , Daniel, Mateus2 Timóteo e Apocalipse

Profecias por Livro

Mateus 25:1-12 - Parábola das 10 virgens


Nos tempos bíblicos o casamento era realizado de maneira diferente de  como é hoje. O noivo vestia sua melhor roupa e saía da casa de seu pai para ir buscar a noiva na casa do pai dela. Às vezes, o pai da noiva oferecia um banquete de vários dias. Depois, o noivo levava a noiva para sua casa.


No caminho entre a casa da noiva e a do noivo muitas pessoas se ajuntavam para esperar a passagem dos noivos e dar felicitações ao novo casal. O cortejo acompanhava os noivos e, chegando à casa do noivo, entravam todos os convidados com os noivos para um banquete. 


Entre os que acompanhavam o cortejo encontravam-se as amigas da noiva, moças solteiras, virgens (Salmo 45:14,15) que levavam lâmpadas a óleo para iluminarem o caminho dos noivos caso o noivo resolvesse voltar com a noiva à noite. Na parábola das dez virgens o destaque é dado a estas amigas virgens da noiva.


Jesus, evidentemente é o noivo, e a noiva é a noiva de Cristo, sua igreja fiel que será levada por ele para o céu. A época em que o noivo vem buscar a noiva se refere ao tempo em que Cristo volta para buscar os membros de sua noiva e leva-los para o céu (João 14:2,3) 


As dez virgens são os que professam acreditar em Cristo e esperar o noivo, mas não fazem parte da noiva de Cristo. Elas estão aguardando a volta de Cristo. Muitos acreditam que também serão levados para o céu. 


Aparentemente, após Cristo vir buscar a noiva (na sétima trombeta, no arrebatamento)  haverá uma demora entre o casamento e o banquete na casa do pai do noivo. Imaginamos que esse seja o tempo para o derramamento das sete tigelas da ira de Deus. Durante esse tempo, as virgens como que dormirão, imaginando que, afinal,  o retorno do noivo não as afetou tanto quanto esperavam.


 No entanto, a parábola avisa que no meio da noite, ou seja, no melhor do sono, o noivo e a noiva aparecem e todos são incentivados a ir ao encontro deles.


As virgens que levaram óleo extra acendem suas lâmpadas e vão ao encontro do noivo. O óleo extra tem a ver com o que estas pessoas acumularam para si por prestarem atenção às profecias, orarem constantemente e estarem vigilantes. Essas pessoas, apesar de terem adormecido, acordarão, reabastecerão  suas lâmpadas e entrarão com o noivo e a noiva no banquete de casamento. As demais precisarão ir buscar óleo para poder acender as lâmpadas e não entrarão no banquete de casamento.


A parábola não especifica o destino final das virgens que não entram na festa do casamento. 


Existem diversas outras explicações para essa parábola. Os links abaixo apresentam algumas delas para pesquisa:


https://estiloadoracao.com/a-parabola-das-dez-virgens/


https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101973020#h=18


https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_das_Dez_Virgens


https://pt.bible-jp.org/dez-virgens.html


https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/402015203


O principal problema que observamos nestas interpretações é que se confunde as virgens com a própria noiva. No entanto, as virgens iam ao encontro do noivo e esperavam ele voltar junto com a noiva, enquanto a noiva esperava pelo noivo na casa de seu pai, o que nos faz imaginar que são personagens diferentes. O Salmo 45:14,15 também indica que as virgens não são a noiva, mas são companheiras dela. Resumindo nossas ideias sobre o assunto temos:


Noivo - Jesus

Noiva - a igreja fiel de Cristo

Noivo vai à casa da Noiva - Jesus volta para buscar sua igreja

Dez virgens - os que não são membros da noiva, mesmo que pensem ser, mas acreditam em Cristo

Caminho entre a casa da noiva e do noivo - Tempo desde o

arrebatamento (na sétima trombeta) até acabar o sofrimento na Terra.

Virgens dormirem - Achar que a ida da igreja para o céu não as afetou como esperavam.

Óleo  - Atenção ao estudo das profecias e orações. Vigilância.

Entrar no Banquete - Ver o início do governo de Cristo e da Noiva sobre a Terra.

Ficar fora do Banquete - Não ver o início do governo de Cristo e da Noiva sobre a Terra.

Profecias por Capítulo

Estamos unificando os bancos de dados. Use o primeiro menu abaixo para acessar o conteúdo de Gênesis 6 a 50 quando disponível e o segundo para o conteúdo dos demais livros da Bíblia. Contamos com sua compreensão.

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

Atualizada em 15/12/2021

bottom of page