top of page

Ezequiel

Sobre as explicações de Profecias neste site.

Esta página aparece em  todos os livros desta seção. As profecias do livro, caso existam e estejam disponíveis aparece logo após este texto.

As explicações apresentadas mostram as ideias dos autores do site. Não se afirma que se tem a melhor explicação ou a explicação correta. O objetivo é apenas apresentar o que os autores acreditam. As explicações serão alteradas caso a forma de pensar dos autores do site mude.

Não advogamos nenhuma religião.

Por enquanto analisamos profecias nos livros de Gênesis, LevíticoEzequiel , Daniel, Mateus2 Timóteo e Apocalipse

Profecias por Livro

Ezequiel 21:25-27- Aquele a quem pertence.


Essa profecia destaca a queda do Rei Zedequias de Judá. Zedequias foi o último rei na linhagem de Salomão, filho de Davi.  Com a destruição de Jerusalém em 607 a.C. e a morte de Zedequias a linhagem real de Judá por meio de Salomão terminou.


No entanto, isso não significa que a linhagem real de Davi seria destruída para sempre. Davi teve muitos filhos, entre eles um chamado Natã que, aparentemente, era mais velho que Salomão. (1 Crônicas 3:5) Apesar disso, Salomão foi escolhido para ser rei depois de Davi, o que indica que, provavelmente, os irmãos mais velhos dele, com exceção de Adonias (1 Reis 1:5-8) já tinham morrido.


Desta forma, a linhagem de Salomão foi enaltecia e reinou em Judá até a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor. Depois disso, uma outra linhagem real seria enaltecida na casa de Davi, enquanto a linhagem de Salomão seria rebaixada.


A profecia se cumpriu quando Jesus, descendente de Natã por meio de Pedaías (provavelmente um escravo de Sealtiel) foi escolhido como herdeiro legal do trono de Davi. Sealtiel, que não tinha filhos, adotou Zorobabel, filho de seu escavo Pedaías, como seu herdeiro legal (Êxodo 21:1-6)


Para detalhes sobre Pedaías e Sealtiel veja 1 Crônicas - Verso a Verso - Pergunta 3 e Mateus - Verso a Verso - Pergunta 2.


Ezequiel 38, 39 - O ataque de Gogue de Magogue.


Uma das profecias mais interessantes do livro de Ezequiel é a que fala do ataque de Gogue de Magogue. A profecia  menciona o motivo dos israelitas irem para o exílio e o retorno deles do exílio em Babilônia (Ezequiel 39:21-29) Muitos acreditam que essa profecia se cumpriu quando os israelitas foram condenados à destruição na época da rainha Ester e depois puderam lutar contra seus inimigos e os derrotaram. (Veja Ester, capítulo 9) Os que pensam assim justificam seu pensamento por indicarem que povos de todas as nações (províncias da Pérsia) vieram lutar contra os judeus e foram derrotados por eles.


No entanto, vários aspectos da profecia não se cumpriram nessa época. Por exemplo,  se passar 7 anos fazendo fogo com as armas do exército de Gogue ou 7 meses enterrando os mortos da batalha. Então, embora não se possa descartar um cumprimento inicial da profecia nos dias de Ester as indicações bíblicas é que isso terá um cumprimento no futuro, uma vez que Apocalipse 20:7-10 coloca um ataque de Gogue e Magogue especificamente como ocorrendo após o reinado de mil anos de Jesus que, evidentemente, não ocorreu ainda.


Apesar disso existem diversas explicações, entre os eruditos, no que diz respeito ao tempo em que essa profecia se cumprirá. Alguns crêem que ocorrerá antes do arrebatamento da igreja, outros acreditam que depois. Alguns acham que ocorrerá depois do arrebatamento e antes do Armagedom. Outros que ocorrerá no próprio Armagedom. 


No entanto, uma vez que a Bíblia situa claramente o ataque de Gogue de Magogue como ocorrendo depois dos mil anos de reinado de Cristo é desse ponto de vista que vamos tentar analisar a profecia.


Os detalhes serão dados por capítulos. Escolha o capítulo no menu Capítulos Outros Livros mais abaixo.

Profecias por Capítulo

Estamos unificando os bancos de dados. Use o primeiro menu abaixo para acessar o conteúdo de Gênesis 6 a 50 quando disponível e o segundo para o conteúdo dos demais livros da Bíblia. Contamos com sua compreensão.

-------------------------------------------------

Ezequiel 38 - Gogue de Magogue


O nome Gogue significa "elevado, supremo, uma elevação ou montanha alta". (Mark Hitchcock, After the Empire: Bible Profecy in Light of the Fall of the Soviet Union, pg 17)   Isso mostra que o que está envolvido nesse ataque é uma disputa pelo governo mundial, já que a profecia bíblica associa montes a governos. Em especial, o governo do Reino de Deus é associado a um monte em Daniel 2.


Então, embora alguns eruditos acreditem que se trate de um ataque contra o Israel natural, o ataque de Gogue de Magogue a Israel representa um ataque contra o que Israel era no passado, antes de seu exílio, a saber, o governo do Reino de Deus. Esse reino atuava a partir do monte Sião, em Jerusalém, onde ficava o Templo, por meio da linhagem real do rei Davi. 


Note que Ezequiel 37:24-28 fala sobre o rei Davi estar de novo como maioral em Israel e da tenda de Deus estar com eles. Em Apocalipse 21:3,4 se menciona a tenda de Deus como estando entre toda a humanidade, resultando no final de todo o sofrimento e em uma paz nunca vista antes pela humanidade. O cumprimento dessas profecias se dará durante o reinado milenar de Cristo, trazendo a verdadeira paz tanto para o povo de Israel, como para toda a humanidade com eles, tornando conhecido a todos a grandiosidade do reino de Deus nas mãos do Davi maior, o Messias, Jesus Cristo. Então, no contexto da profecia é no final desse reino de mil anos, quando o "monte" do governo de Deus tiver estendido seu domínio sobre a Terra inteira (Daniel 2:35, 44,45) e depois de Satanás ser solto do abismo, que o monte de um governo rival (Gogue) se levantará sobre a terra de Magogue e vem atacar os povos que estarão morando em segurança. (Apocalipse 20:7-10) Será um ataque contra Israel porque o reino de Deus estará nas mãos de Jesus, descendente do rei Davi.


Muitos se perguntam onde fica Magogue, na intenção de descobrir algum governo que hoje exista e que possa atacar o Israel literal. Mas como vimos a profecia vai se cumprir depois dos mil anos, quando os governos atuais não mais existirem. Possivelmente se menciona Magogue e outros filhos de Jafé porque ele era o filho mais velho de Noé a sobreviver ao dilúvio e as nações se espalharam pela terra a partir dos descendentes dele. Magogue, Meseque, Tubal e Togarma simplesmente representam que pessoas de toda a Terra naquele dia se juntarão a esse Gogue (monte elevado)  que se levantará contra o monte do Reino de Deus que estará governando a Terra inteira.


Existem muitos detalhes nesta profecia. Vamos procurar pesquisar mais sobre o assunto e atualizaremos e ampliaremos essa página conforme o tempo permitir.

Atualizada em 15/12/2021

bottom of page