top of page

Gênesis

Bíblia Verso a Verso por Capítulo

Selecione o capítulo desejado no menu Qual Capítulo?.

Visto que não sabemos a forma original do nome de Deus não seria melhor usar 'o Senhor" ao traduzir o nome de Deus na Bíblia? (Gênesis 2:4)


Na verdade, não usamos a forma original do nome de nenhum dos personagens da Bíblia em nossas traduções, Um exemplo bem característico é o do escritor da carta de Tiago. O nome Tiago pode ser traduzido como James, Jaime, Jacó, Iago, Yacob, Diogo, Diego, Jacques entre outros. 


Portanto, assim como usamos o nome Tiago normalmente, aqui usaremos o nome de Deus normalmente. Como não existe uma forma melhor do que outra usaremos as formas mais conhecidas, mantendo unicidade nos capítulos para facilidade de leitura.


As formas aqui usada são Jeová, Javé, Iavé e Iahweh.


Não usaremos mais Senhor ou SENHOR porque Baal significa "senhor" e consideramos ofensivo para Deus utilizar tais termos para traduzir seu nome pessoal IHWH.  (Jeremias 23:27; 12:16)


Até a data de hoje (12/08/2021)  estivemos usando "Senhor" ou "SENHOR" como é costume geral. Não criticamos a escolha de outros, apenas aqui estamos justificando a nossa. As alterações serão feitas conforme o tempo permitir. 


Detalhes em Tiago_(nome), Baal


Unificação do layout em andamento. Para outras perguntas de Gênesis 2 acesse Bíblia Verso a Verso por Perguntas. Clique aqui



Bíblia Verso a Verso por Livro

Esta seção agrupa o verso a verso de capítulos que tem poucas informações, não estando disponíveis individualmente.

Bíblia Verso a Verso por Pergunta

Esta seção apresenta a lista de perguntas respondidas nos capítulos de Gênesis 1 a 5. Você também pode acessá-las no Navegador de Perguntas.

Gênesis 3:4

A primeira calúnia da história.

Esse verso é de grande ajuda para entendermos a origem de diversos ensinos sobre a morte.


Note que o querubim ungido afirmou o contrário  do que Deus tinha dito, a saber que, se o homem comesse do fruto daquela árvore, ele não iria morrer. Ao fazer isso ele caluniou a Deus e, por isso, se tornou um caluniador (di·á·bo·los em grego). Desde momento em diante ele passou a ser conhecido como o Diabo, por ter levantado a primeira calúnia da história.


Ele afirmou que os humanos não morreriam. Mas com o passar dos anos ficou provado que isso era uma mentira, pois todos os humanos passaram a envelhecer e, começando possivelmente com Abel,  a morrer.


Ao que tudo indica, o querubim ungido tentou sustentar sua mentira por inventar que, após a morte, os humanos passam a viver em outro lugar, ou seja, que a vida não acaba na morte, mas que prossegue em um domínio espiritual.


Portanto, acreditar que a vida prossegue depois da morte significa acreditar que o Diabo disse a verdade e que de fato Deus mentiu para Adão e Eva. Todas as evidências disponíveis mostram, no entanto, que o homem morre e deixa de existir e que foi Deus quem disse a verdade. Os humanos, por não conhecerem o que pode mantê-los vivos, ou seja, o que é bom para si mesmos, acabam por adoecer, envelhecer e morrer.


Revisado em 26/06/2023

Atualizada em 17/12/2021

bottom of page