top of page

Gênesis

Escritor e Tempo da Escrita

 

Este  texto é apresentado em todas as páginas desta seção. As informações para livros específicos aparecem abaixo. Veja  no menu Qual Livro? para quais livros já existem seções disponíveis.

A determinação  do escritor e do tempo da escrita dos livros da Bíblia é feita, em sua maior parte pela tradição e por se analisar o que os pais da igreja e outros eruditos do passado disseram a respeito do assunto. Essas opiniões são analisadas nas seções Verso a Verso e Céticos.

 

Essa seção analisa tais informações procurando detalhes na própria Bíblia que ajudem a descobrir a data e o escritor dos relatos. Considera-se a Bíblia como a autoridade final na identificação do escritor e data da escrita.

 

Uma vez que a Bíblia foi escrita originalmente em rolos distintos pode ser que um mesmo livro tenha sido escrito por vários escritores e compilado por um escriba ou sacerdote.

 

As informações básicas apresentadas (Escritor, Local, Data escrita e Tempo abrangido), em sua maior parte, foram coletadas da internet no endereço Tabela dos Livros da Bíblia

(Acesso em 08/11/2021)

 

Outros sites consultados não apresentam datas específicas por livros e por isso não foram utilizados. Outros links consultados foram:

Wikipedia - Bíblia (Acesso em 16/11/2020)

Wikipedia - Datação da Bíblia (Acesso em 16/11/2020)

Respostas Bíblicas (Acesso em 16/11/2020)

Quem escreveu a Bíblia? (Acesso em 16/11/2020)

As demais informações são resultado de pesquisa particular realizadas dentro da própria Bíblia. As informações podem ser alteradas conforme o resultado destas pesquisas.

Gênesis

Tempo da Escrita: 

Maior parte por volta de 1513 a.C.

Gênesis 14: no mínimo em 1450 a.C., no máximo em 1037 a.C.

Gênesis 36: não antes de 1077 a.C., no máximo em 468 a.C.


Escritor: 

Maior parte: Moisés

Gênesis 12-14: Josué ou Samuel, Natã ou Gade.

Gênesis 35:9-29: Josué, Samuel, Natã, Gade ou Esdras

Gênesis 36: Samuel, Natã, Gade ou Esdras


Tempo Abrangido:

Desde o princípio até cerca de 1657 a.C.


Sobre a escrita de Gênesis:


A tradição indica que a maior parte do livro foi escrita por Moisés no deserto do Sinai após a saída do Egito.


Destacamos abaixo trechos  que não podem ter sido escritos por Moisés:


  • Gênesis 12-14

Em Gênesis 12:6 se comenta que, na época em que Abraão mudou para Moré os cananeus moravam naquela terra. Isso pode indicar que o trecho foi escrito depois da entrada dos israelitas em Canaã. Mas pode ser que Abraão morou no terreno que Jacó, posteriormente, comprou em Siquém. Nesse caso os cananeus poderiam ter deixado de viver lá depois disso e a observação poderia ser atribuída a Moisés.


No entanto, Gênesis 13:7 usa uma expressão parecida ao se referir à região entre Betel e Ai. Essa região somente foi ocupada pelos israelitas após a entrada em Canaã.


Em Gênesis 14:14 menciona-se que Abraão perseguiu as tropas de Quedorlaomer até Dã. No entanto, a cidade de Dã recebeu este nome apenas nos dias de Josué, quando os danitas conquistaram a cidade de Laís e deram a ela o nome de Dã (Juízes 18:27-29)


O Vale do Rei, mencionado em Gênesis 14:17 chamava-se vale de Savé na época de Abraão, mas já era conhecido como vale do Rei no reinado de Davi (2 Samuel 18:18), o que pode indicar que esse trecho tenha sido escrito por volta dessa época.


 Portanto, estes capítulos aparentemente foram escritos por Josué ou por alguém após ele.


  • Gênesis 35:9-29

Em Gênesis 35:16 se menciona que Raquel morreu quando faltava um bom trecho até chegar a Efrate. Efrate se refere à Belém de Judá ou Belém Efrate. Efrate foi esposa de Calebe e mãe de Hur, que fundou a cidade de Belém em Judá. (1 Crônicas 2:19; 4:4) No entanto, se a cidade de Efrate tivesse recebido esse nome por causa dela, esse não poderia ser o nome da cidade quando Raquel morreu. Jacó, pouco antes de morrer, disse que enterrara Raquel em Efrate, isto é Belém (Gênesis 48:7), mostrando que quando ele morreu a região já era conhecida por esse nome. Portanto, o nome da cidade não se deve à esposa de Calebe.


Uma leitura atenta dos relatos a partir desse trecho mostra que a ordem dos relatos da violação de Diná por Siquém e da chegada de Jacó a Canaã não estão ordenados cronologicamente, como se pode ver em  Até José ser levado ao Egito e Até a prisão de José em Bíblia Cronológica - Verso a Verso.


Esse trecho possivelmente foi escrito por Josué ou Samuel  e colado ao rolo posteriormente.


  • Gênesis 36

Em Gênesis 36: 31-39 se menciona os reis que reinaram na terra de Edom antes que os israelitas tivessem rei. Só se poderia saber a data em que os israelitas passaram a ter um rei durante o reinado de Saul. Portanto, esse capítulo somente poderia ser escrito a partir dos dias do profeta Samuel. Possivelmente foi incluído no rolo de Gênesis para completar as informaçoes que faltavam sobre os descendentes de Jacó.




Atualizada em 29/11/2021

bottom of page