top of page

Gênesis

O princípio


A Bíblia não especifica quanto tempo durou "o princípio". Pode ter durado bilhões de anos e foi nessa época que o Universo e a Terra foram criados. A ciência estima que o Universo tenha entre 13 e 15 bilhões de anos e a Terra tenha cerca de 4,5 bilhões de anos. Nada na Bíblia contradiz estes cálculos. Veja detalhes em Gênesis 1  - Verso a Verso.


Dias criativos


A Bíblia não diz que cada dia criativo durou 24 horas. Veja detalhes aqui.


A ordem da Criação


A ciência defende que as espécies levaram milhões de anos para aparecerem. A Bíblia mostra que elas foram criadas num período de milhares de anos.


Embora a Bíblia discorde do tempo estimado pelos cientistas evolucionistas para o aparecimento das espécies animais na Terra, ela concorda com a ordem em que os principais grupos de animais surgiram. Citando-se apenas os "dias" onde os seres vivos foram criados temos:


  • Terceiro Dia

A Terra começa a produzir vegetação. A Bíblia indica que Deus iniciou o processo para cada espécie e deixou que a Terra produzisse a vegetação. (Veja Gênesis 1:12 - Verso a Verso) Inclusive foi nessa época que Deus plantou o jardim do Éden, cujas plantas e árvores cresceram,  por milhares de anos até Deus colocar o homem nele. (Veja detalhes em Gênesis 2 - Verso a Verso)


  • Quinto Dia

Deus forma as criaturas marinhas e voadoras.


  • Sexto Dia

Deus forma os animais terrestres e o homem.



Embora a Bíblia não apoie a ideia de que todos os seres vivos tiveram um ancestral comum, a ordem apresentada para a criação concorda com a ordem da árvore filogenética atual (veja aqui),  Segundo a Bíblia, Deus formou as principais espécies, das quais a variedade dentro da espécie, se desenvolveu. Para ver o que é chamado de espécie na Bíblia clique aqui.


Revisado em 31/12/2021

Teoria da Evolução

 

Muitos cientistas afirmam que a vida começou nos oceanos há bilhões de anos. Supõem que substâncias químicas se uniram espontaneamente, formando estruturas semelhantes a bolhas, que estas formaram moléculas complexas e passaram a se replicar (duplicar). Eles acreditam que toda a vida na Terra se originou por acaso de uma ou mais dessas primeiras moléculas.

No entanto, esta teoria, ao contrário do que se pensa e se divulga, ainda não foi provada. Por exemplo, em 2008, o professor de biologia Alexandre Meinesz declarou em seu livro How Life Began—Evolution’s Three Geneses, pp. 30-33, 45 (traduzido para o inglês, por Daniel Simberloff) que, ao longo dos últimos 50 anos, não se encontrou “nenhuma evidência que apoie a hipótese do surgimento espontâneo de vida na Terra a partir de uma sopa molecular, e que nenhum avanço significativo no conhecimento científico leva nessa direção”.

Muitos cientistas acreditam que a vida pode ter surgido espontaneamente por causa de um experimento realizado em 1953, por Stanley Miller. Ele conseguiu produzir alguns aminoácidos (os componentes químicos essenciais das proteínas) aplicando descargas elétricas em uma mistura de gases que se acredita ser similar à que existia na atmosfera primitiva da Terra. Isso não indica que todos os aminoácidos poderiam facilmente ter surgido por acaso?

Não, pelo simples fato de que Miller é um ser inteligente que guiou todo o processo. Para que o experimento fosse válido como prova de que a vida poderia ter surgido por acaso, as condições para a produção dos aminoácidos teriam de ter surgido no laboratório de Miller sem que ele as preparasse. Se Miller preparou as condições para que os aminoácidos fossem produzidos,  o experimento de fato prova que aminoácidos podem ser criados por alguém inteligente e não que eles surgem espontaneamente sem a influência de alguém inteligente.

A seção Ciências do site apresenta evidências de que, embora não seja um livro de Ciências, quando fala sobre Ciências, a Bíblia concorda com o que a ciência comprovada diz.

Revisado em 11/01/2022

Atualizada em 13/12/2021

bottom of page