Escritor e Tempo da Escrita
Este texto é apresentado em todas as páginas desta seção. As informações para livros específicos aparecem abaixo. Veja no menu Qual Livro? para quais livros já existem seções disponíveis.
A determinação do escritor e do tempo da escrita dos livros da Bíblia é feita, em sua maior parte pela tradição e por se analisar o que os pais da igreja e outros eruditos do passado disseram a respeito do assunto. Essas opiniões são analisadas nas seções Verso a Verso e Céticos.
Essa seção analisa tais informações procurando detalhes na própria Bíblia que ajudem a descobrir a data e o escritor dos relatos. Considera-se a Bíblia como a autoridade final na identificação do escritor e data da escrita.
Uma vez que a Bíblia foi escrita originalmente em rolos distintos pode ser que um mesmo livro tenha sido escrito por vários escritores e compilado por um escriba ou sacerdote.
As informações básicas apresentadas (Escritor, Local, Data escrita e Tempo abrangido), em sua maior parte, foram coletadas da internet no endereço Tabela dos Livros da Bíblia
(Acesso em 08/11/2021)
Outros sites consultados não apresentam datas específicas por livros e por isso não foram utilizados. Outros links consultados foram:
Wikipedia - Bíblia (Acesso em 16/11/2020)
Wikipedia - Datação da Bíblia (Acesso em 16/11/2020)
Respostas Bíblicas (Acesso em 16/11/2020)
Quem escreveu a Bíblia? (Acesso em 16/11/2020)
As demais informações são resultado de pesquisa particular realizadas dentro da própria Bíblia. As informações podem ser alteradas conforme o resultado destas pesquisas.
Provérbios
Tempo da Escrita:
Iniciada depois de 1037 a.C.
Concluída por volta de 716 a.C
Escritor:
Salomão; Agur; Lemuel;
Escribas da época de Ezequias (transcrição)
Sobre a escrita de Provérbios
Provérbios 25:1 mostra que esse livro não foi escrito originalmente por Salomão. Ao que tudo indica o livro foi compilado por ordem do rei Ezequias, de Judá.
A compilação foi feita com base em provérbios que Salomão tinha escrito anteriormente, possivelmente em um único rolo, que formou a base para Provérbios 1-24 (Veja 1 Reis 5:30-32) e em outros que teria registrado posteriormente e foram transcritos pelos escribas de Ezequias formando o que hoje se conhece como Provérbios 25-29.
Provérbios 30 e 31 são atribuídos a Agur e Lemuel, de quem não temos ainda maiores informações.
Atualizada em 29/11/2021