top of page

Hebreus

Escritor e Tempo da Escrita

 

Este  texto é apresentado em todas as páginas desta seção. As informações para livros específicos aparecem abaixo. Veja  no menu Qual Livro? para quais livros já existem seções disponíveis.

A determinação  do escritor e do tempo da escrita dos livros da Bíblia é feita, em sua maior parte pela tradição e por se analisar o que os pais da igreja e outros eruditos do passado disseram a respeito do assunto. Essas opiniões são analisadas nas seções Verso a Verso e Céticos.

 

Essa seção analisa tais informações procurando detalhes na própria Bíblia que ajudem a descobrir a data e o escritor dos relatos. Considera-se a Bíblia como a autoridade final na identificação do escritor e data da escrita.

 

Uma vez que a Bíblia foi escrita originalmente em rolos distintos pode ser que um mesmo livro tenha sido escrito por vários escritores e compilado por um escriba ou sacerdote.

 

As informações básicas apresentadas (Escritor, Local, Data escrita e Tempo abrangido), em sua maior parte, foram coletadas da internet no endereço Tabela dos Livros da Bíblia

(Acesso em 08/11/2021)

 

Outros sites consultados não apresentam datas específicas por livros e por isso não foram utilizados. Outros links consultados foram:

Wikipedia - Bíblia (Acesso em 16/11/2020)

Wikipedia - Datação da Bíblia (Acesso em 16/11/2020)

Respostas Bíblicas (Acesso em 16/11/2020)

Quem escreveu a Bíblia? (Acesso em 16/11/2020)

As demais informações são resultado de pesquisa particular realizadas dentro da própria Bíblia. As informações podem ser alteradas conforme o resultado destas pesquisas.

Hebreus

Tempo da Escrita:

 61 d.C.


Escritor: 

O apóstolo Paulo


A maioria dos eruditos concorda que o apóstolo Paulo seja o escritor da carta aos Hebreus. Alguns, no entanto, não concordam com isso. Afirmam que, uma vez que Paulo sempre assinava suas cartas, então ele não pode ter sido o escritor da carta aos Hebreus.


Alega-se ainda que em 2 Tessalonicenses 3:17, Paulo menciona uma saudação que coloca em todas as cartas. Alguns consideram que essa saudação seja a citação de seu próprio nome. Mas outros alegam que se trata da saudação encontrada em 2 Tessalonicenses 3:18 que aparece ao final de praticamente todas as cartas de Paulo, inclusive na carta aos Hebreus. (Hebreus 13:25)


Os que apoiam que Paulo seja  escritor afirmam que a omissão do nome nessa carta pode ser devido ao grande ódio que os líderes religiosos judaicos tinham de Paulo. O fato de não aparecer o nome dele na carta e ela ser dirigida a todos os Hebreus poderia atrair alguns desses líderes preconceituosos para o cristianismo.


No livro A História da Bíblia (em inglês), pg 91, Sir Frederic Kenyon disse: "Nota-se que Hebreus foi colocado logo depois de Romanos (uma colocação quase sem precedente), o que mostra que na data primitiva, quando este manuscrito foi escrito, não havia dúvida quanto à sua autoria paulina". E a Cyclopedia de McClinton e Strong,  Vol IV, pg 147, diz: "Não há evidência substancial, externa ou interna, em favor de qualquer pretendente à autoria desta epístola exceto Paulo"


Sobre a data da escrita acredita-se que foie scrita pouco antes da libertação de Paulo de seu primeiro encarceramento, uma vez que Hebreus 13:23 mostra que o escritor estava na Itália, com Timóteo, que tinha acabado de ser libertado também, e que esperava o próprio livramento em breve. Por enquanto tais evidências apontam para o ano de 61 d.C.


Publicado em 27/12/2021

Atualizada em 29/11/2021

bottom of page