top of page

Deuteronômio

Escritor e Tempo da Escrita

 

Este  texto é apresentado em todas as páginas desta seção. As informações para livros específicos aparecem abaixo. Veja  no menu Qual Livro? para quais livros já existem seções disponíveis.

A determinação  do escritor e do tempo da escrita dos livros da Bíblia é feita, em sua maior parte pela tradição e por se analisar o que os pais da igreja e outros eruditos do passado disseram a respeito do assunto. Essas opiniões são analisadas nas seções Verso a Verso e Céticos.

 

Essa seção analisa tais informações procurando detalhes na própria Bíblia que ajudem a descobrir a data e o escritor dos relatos. Considera-se a Bíblia como a autoridade final na identificação do escritor e data da escrita.

 

Uma vez que a Bíblia foi escrita originalmente em rolos distintos pode ser que um mesmo livro tenha sido escrito por vários escritores e compilado por um escriba ou sacerdote.

 

As informações básicas apresentadas (Escritor, Local, Data escrita e Tempo abrangido), em sua maior parte, foram coletadas da internet no endereço Tabela dos Livros da Bíblia

(Acesso em 08/11/2021)

 

Outros sites consultados não apresentam datas específicas por livros e por isso não foram utilizados. Outros links consultados foram:

Wikipedia - Bíblia (Acesso em 16/11/2020)

Wikipedia - Datação da Bíblia (Acesso em 16/11/2020)

Respostas Bíblicas (Acesso em 16/11/2020)

Quem escreveu a Bíblia? (Acesso em 16/11/2020)

As demais informações são resultado de pesquisa particular realizadas dentro da própria Bíblia. As informações podem ser alteradas conforme o resultado destas pesquisas.

Deuteronômio

Tempo da Escrita:

1473 a.C.


Escritor:

Josué


Tempo abrangido:

Cerca de dois meses de 1473  a.C.


Sobre a escrita de Deuteronômio


Embora a tradição judaica atribua a escrita de Deuteronômio a Moisés, é improvável que ele tenha sido o escritor.


Moisés proferiu, cerca de um mês antes de sua morte, quatro discursos para os israelitas.  Deuteronômio 1:3,4 mostra que isso ocorreu no primeiro dia, do décimo primeiro mês, do quadragésimo ano da saída do Egito, logo após a derrota de Siom e Ogue. Josué 4:19 mostra que os israelitas entraram na terra da promessa no décimo dia, do primeiro mês, no quadragésimo primeiro ano, ou seja, 70 dias após Moisés proferir seus discursos.


Eles choraram por Moisés durante 1 mês antes de entrar na terra, então Moisés morreu por volta do décimo segundo mês, depois de Israel ter lutado contra os midianitas (Números 31:1)


Ou seja, não houve tempo para Moisés proferir os discursos e depois escrevê-los. Possivelmente, Josué anotou o que Moisés dizia enquanto ele estava falando, O primeiro discurso foi escrito antes da guerra com os midianitas (Deut 1:1-4:40)



Atualizada em 29/11/2021

bottom of page