top of page

Gênesis 1:16

Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas.

2

Trata-se aqui da criação das estrelas? (SAB Book 5)

Conforme esclarecido na resposta a Gênesis 1:14 aqui não se trata da criação do Sol e da Lua, mas apenas de Deus ter tornado possível, pela modificação da atmosfera, que os corpos celestes que  estavam ligados à luz que se tornou visível a partir do primeiro dia fossem visíveis na superfície da Terra.

Que se trata disso pode se ver em Gênesis 1:17 que destaca que Deus colocou tais luzeiros no "firmamento" ou na atmosfera terrestre. Uma vez que nem o Sol, nem a Luz estão na fina camada da atmosfera terrestre que forma nosso céu azul é evidente que aqui se fala sobre o brilho de  tais corpos celestes conforme refletidos na atmosfera terrestre.


Finalmente, cabe destacar que as estrelas também não foram criadas aqui. Da mesma maneira que os demais corpos celestes já mencionados, as estrelas e os processos ligados à formação de novas estrelas, foram criados no princípio, mas foi somente durante o quarto dia que foi possível ver a luz de uma pequena parte das estrelas a partir da superfície da Terra. A composição anterior da atmosfera (expansão) impedia que tais estrelas fossem visíveis da superfície.


Note ainda que o texto diz que Deus FEZ o Sol, a Lua e as estrelas mas não diz que eles foram criados no quarto dia. Apenas menciona que Deus colocou o Sol e a Lua que tinha feito  na expansão e que fez também as estrelas. Note que não se diz que todas as estrelas foram colocadas na expansão, já que a maioria delas não reflete sua luz em nossa atmosfera, mas apenas que os luzeiros que iluminariam a terra foram colocados nela.


Revisado em 25/12/2021

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page