23
Os luzeiros iluminariam a Terra.
Esse texto destaca que os luzeiros (ou luminares) foram colocados na expansão dos céus, ou seja, na atmosfera da Terra.
Significa isso que o Sol, a Lua e as estrelas são pequenas fontes de luz colocadas na atmosfera da Terra?
Não. O texto simplesmente destaca que a maneira como vemos estes luzeiros está relacionada à forma como eles são refletidos pela atmosfera terrestre. Por exemplo, quando ocorre um eclipse total da Lua vemos que ela se torna vermelha, como sangue. No entanto, isso não significa que a Lua ficou vermelha, mas que vemos a imagem da superfície lunar refletida na atmosfera terrestre com essa coloração.
Quando o texto menciona que Deus colocou os luzeiros na expansão destaca esse fato. A partir do quarto dia o reflexo desses luzeiros passou a ser visível da superfície da Terra através da atmosfera.
Será que esses textos indicam que Deus fez as estrelas para iluminarem a Terra?
Gênesis 1:16 mostra que Deus colocou na expansão um luzeiro maior para governar o dia (o Sol) e um luzeiro menor para governar a noite (a Lua) e que colocou na expansão TAMBÉM as estrelas. Ou seja, os dois luzeiros é que foram colocados na expansão com o objetivo primário de iluminar a Terra e não as estrelas. A menção das estrelas na expansão por volta da mesma época ocorre para que soubéssemos que foi Deus quem as colocou lá. Em nenhum momento o relato sugere que conseguiríamos ver todas as estrelas ou, na linguagem usada na Bíblia, que todas elas seriam colocadas na expansão.
Da mesma forma como comentado acima, quando se diz que elas foram "colocadas na expansão" a intenção é indicar que o que vemos são o reflexo das estrelas e não as estrelas. Como já sabemos, podemos estar vendo o reflexo da luz de uma estrela na atmosfera da Terra e essa estrela nem existir mais.
Esse verso destaca ainda que a tarefa de iluminar a Terra foi dada ao Sol e à Lua. As estrelas são apenas auxiliares neste processo. O texto, em momento algum, afirma que as estrelas que são visíveis da superfície do planeta iluminariam a Terra de maneira significativa.
Outra dúvida que surge é se a Bíblia apoia a astrologia ao falar dos luminares e das estrelas. Veja detalhes sobre isso na análise de Gênesis 1:14.
Será que o relato indica que as estrelas foram criadas depois do Sol e da Lua?
Não, significa apenas que as estrelas se tornam visíveis da superfície do planeta, depois do Sol (que foi citado primeiro, por ser mais brilhante, o luzeiro maior) e da Lua, o luzeiro menor. Podemos facilmente perceber que as estrelas não são vistas durante o dia e que a visibilidade delas a noite depende das fases da Lua.
Revisado em 07/07/2024
Atualizada em 07/07/2024