top of page

Gênesis 1:14

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos,

2

Esse verso é uma aprovação da astrologia? (SAB Book 4)

Não, o verso é claro em dizer que eles seriam usados para sinais demarcatórios do tempo, para dias e anos. Em nenhum momento se diz que eles seriam ou deveriam ser usados para prever o futuro.


As estrelas, em especial, estão há muitos anos-luz de distância de nós. Sendo assim não é possível que a posição delas tenha alguma influência sobre as pessoas na Terra, simplesmente porque a posição onde as vemos não é a posição em que elas se encontram atualmente.


Por exemplo, Antares, a estrela alfa de Escorpião, se encontra a 620 anos-luz da Terra. Isso significa que o local onde vemos Antares hoje é onde ela se encontrava a 620 anos atrás. Algo similar acontece com todas as outras estrelas. Como então seria possível usar a posição dela, no horário em quem alguém nasce, para determinar que essa pessoa seja do signo de Escorpião?


A aparente confusão sobre isso ocorre porque, em inglês,  palavra sign é usada tanto para significar sinais (que também pode ser traduzida por signals), como para significar signo. Mas o contexto mostra claramente que, no caso da Bíblia, estava se referindo simplesmente à marcação do tempo e não à astrologia.


Revisado em 03/12/2021

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page