13
1 E Jeová falou a Moisés, dizendo-lhe:
2 Santifica para mim a todo primogênito, a todo aquele que é gerado primeiramente, abrindo cada útero entre os filhos de Israel, tanto de homem como de animal; pois é meu.
3 Moisés, então, disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, no qual tendes saído da terra do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte Jeová vos tirou dali. E fermento não deverá ser comido.
4 Porquanto neste dia vós saireis, no mês do cereal novo.
5 E virá a acontecer, quando Jeová teu Deus te trouxer para a terra dos cananeus, heteus, amorreus, heveus, jebuseus, girgaseus e ferezeus, a qual jurou a teus pais dar-te, uma terra que mana leite e mel, que realizarás este ritual, neste mês.
6 Seis dias comerás o pão ázimo, e o sétimo dia será uma festa para Jeová.
7 Por sete dias comerás pães ázimos; nada deverá ser visto levedado contigo, nem terás fermento em todos os teus limites.
8 E falarás a teu filho, naquele dia, dizendo: Porquanto Jeová o estabeleceu assim comigo, quando eu estava saindo do Egito.
9 Será isto para ti um sinal em tua mão, e um memorial diante de teus olhos. E lei de Jeová estará em tua boca, porquanto com mão forte Jeová Deus te tirou do Egito.
10 Guardai esta lei, de acordo com os tempos das estações, de ano para ano.
11 Jeová Deus fará com que vocês entrem na terra dos cananeus, conforme ele jurou a vocês e aos seus antepassados. Quando ele lhes der essa terra,
12 vocês darão a Jeová todo primeiro filho homem. Todo primeiro filhote macho também pertencerá a ele.
13 Mas, se quiserem ficar com o primeiro filhote macho de uma jumenta, ofereçam a Deus um carneiro; se não quiserem, quebrem o pescoço do jumentinho. Fiquem com todo primeiro filho homem de vocês, pagando por ele o preço determinado.
14 No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que isso quer dizer, vocês responderão: “Com grande poder Jeová nos tirou do Egito, onde éramos escravos.
15 Quando o rei do Egito teimou em não nos deixar sair, Jeová matou todos os primeiros filhos no Egito, tanto das pessoas como dos animais. É por isso que oferecemos a Jeová em sacrifício todo primeiro filhote macho. Mas pagamos o preço determinado para ficar com os nossos primeiros filhos.
16 Isso será como uma lembrança, como alguma coisa amarrada nas mãos ou na testa. E nos fará lembrar que com o seu grande poder Jeová nos tirou do Egito. ”
17 Quando o rei deixou que o povo israelita saísse do Egito, Deus não os levou pelo caminho que vai pelo país dos filisteus, embora fosse o mais curto. Deus pensou assim: “Não quero que os israelitas mudem de ideia e voltem para o Egito, quando virem que terão de guerrear. ”
18 mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e os filhos de Israel subiram armados da terra do Egito.
19 Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; e vós haveis de levar daqui convosco os meus ossos.
20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
21 E Jeová ia adiante deles, de dia numa coluta e os dois para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.
22 Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite.
Revisado em 24/12/2021
Atualizada em 09/12/2021