1
Da morte de José ao casamento de Moisés
Êxodo 6:16a
16 E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merári (sem data específica, antes de Jacó vir para o Egito)
Êxodo 6:17
17 Os filhos de Gérson: Líbni e Simei, segundo as suas famílias.
Êxodo 6:19
19 Os filhos de Merari: Mali e Musi; estas são as famílias de Levi, segundo as suas gerações.
Gênesis 50:22
22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.
23 E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.
24 Depois disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
25 E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar daqui os meus ossos.
26 Assim morreu José, tendo cento e dez anos de idade; e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.
Êxodo 1:6a
6 Faleceu José,
Êxodo 6:18a
18 Os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel;
Êxodo 6:21,22
21 Os filhos de Izar: Corá, Nofegue e Zicri.
22 Os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri.
Êxodo 6:16b
e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos.
Êxodo 1:6b
e (faleceram) todos os seus irmãos (os de José)
Êxodo 2:1
1 Havia um certo homem, da tribo de Levi, o qual tomara como esposa uma das filhas de Levi.
Êxodo 6:20a
20 Ora, Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia;
Êxodo 6:18b
e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.
Êxodo 1:6c-16
e (faleceu) toda aquela geração (dos que conheceram José)
7 E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
8 Então, se levantou outro rei sobre o Egito, um que não sabia quem era José.
9 E ele disse ao seu povo: Eis que a raça dos filhos de Israel é uma grande multidão, e mais forte do que nós;
10 vamos, então, e tratemos astuciosamente com eles, para que a qualquer momento não se tornem numerosos demais. E, se a guerra acontecer para nós, que não devam eles ser adicionados aos nossos inimigos, e tendo prevalecido contra nós na guerra, saiam da terra.
11 E pôs sobre eles feitores, os quais deviam afligi-los com as suas obras. Então, eles construíram as cidades fortificadas de Faraó, tanto Pitom como Ramsés; e On, que é Heliópolis.
12 Porém, tanto quanto eles os humilharam, tanto mais se multiplicaram e fortaleceram. E os egípcios sobremodo abominaram os filhos de Israel.
13 Então, os egípcios tiranizaram os filhos de Israel usando de força,
14 e amargaram-lhes a vida com duros trabalhos no barro e na fabricação de tijolos, e em todas as obras nas planícies, em todas as obras nas quais eles os fizeram servir usando de violência.
15 O rei dos egípcios falou às parteiras dos hebreus. O nome de uma era Sifrá, e o nome da outra Puá.
16 Disse ele: Quando fizerdes o trabalho de parteiras para as mulheres dos hebreus, e elas estiverem prestes a parir, se for um macho, matai-o; porém, se for uma fêmea, deixai-a viver.
Êxodo 6:20b
e ela (Joquebede) lhe deu (a Anrão) Arão
Êxodo 1:17-22
17 Todavia, as parteiras temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara. Porém, elas deixaram os meninos com vida.
18 Então o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: «Por que vocês fizeram isso, deixando os meninos viver?»
19 Elas responderam ao Faraó: «As mulheres hebreias não são como as egípcias: são cheias de vida, e dão à luz antes que as parteiras cheguem».
20 Por isso, Deus favoreceu as parteiras. E o povo se multiplicou e tornou-se muito poderoso.
21 E como as parteiras temeram a Deus, ele deu a elas uma família numerosa.
22 Então o Faraó ordenou a todo o seu povo: «Joguem no rio Nilo todo menino que nascer; e se for menina, deixem viver»
.
Êxodo 6:20c
e (Joquebede deu) Moisés (a Anrão)
Êxodo 2:2-25
2 Ela concebeu, dando à luz uma criança do sexo masculino. Entretanto, visto que ele era bonito, escondeu-o por três meses.
3 Então, quando já não podia mais escondê-lo, sua mãe tomou para ele uma arca, untou-a com betume, ajeitou a criança dentro dela, e depositou-a na água lamacenta, na margem do rio.
4 E a sua irmã permanecia observando, à distância, para saber o que iria acontecer com ele.
5 Logo, a filha de faraó desceu ao rio para banhar-se, com as suas servas. Caminhava ela ao lado do rio, e, tendo avistado a arca na lama, enviou a sua serva, e puxou-a para cima.
6 Havendo-a aberto, ela viu a criança chorando na arca. E a filha de Faraó teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus.
7 Então, a sua serva disse à filha de Faraó: Queres que eu vá buscar-te uma ama dos hebreus, a fim de que amamente a criança para ti?
8 A filha de Faraó respondeu: Vai. A jovem, então, foi, e chamou a mãe da criança.
9 E a filha de Faraó disse-lhe: Cuida do menino, amamenta-o para mim e eu te darei o teu salário. Então, a mulher tomou a criança e amamentou-a.
10 Quando o menino havia crescido, ela o trouxe à filha de Faraó, e ele tornou-se seu filho. Chamou ela o seu nome Moisés, dizendo: Tirei-o da água.
11 Anos depois, quando Moisés já era homem, ele foi ver o seu povo. Observou que o trabalho que eles eram obrigados a fazer era muito pesado. Viu também um egípcio batendo num dos hebreus.
12 Tendo Moisés olhado para todos os lados e visto que ninguém o estava olhando, matou o egípcio e o enterrou na areia.
13 No dia seguinte Moisés voltou a sair e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: Porque é que está batendo no outro hebreu?
14 O homem respondeu: Quem foi que o fez nosso chefe e juiz? Por acaso você quer me matar assim como matou o egípcio ontem? Então Moisés teve medo e pensou: “Com certeza todos já sabem o que eu fiz”.
15 Quando o faraó soube do que tinha acontecido, ele quis matá-lo, mas Moisés fugiu dele. Moisés foi morar na terra de Midiã e sentou-se perto de um poço.
16 "Ora, as sete filhas do sacerdote de Madiã vieram tirar água do poço e encher as gamelas para dar de beber às ovelhas de seu pai.
17 Sobrevindo então alguns pastores, as expulsavam. Moisés, porém, tomou sua defesa e deu de beber ao seu rebanho.
18 E, voltando elas para junto de Raguel, seu pai, este disse-lhes: “Por que voltais hoje tão cedo?”. 19 Elas responderam: “Um egípcio nos protegeu contra alguns pastores e, além disso, tirou água ele mesmo e deu de beber aos animais”.
20 “Onde está ele? – perguntou às suas filhas –. Por que o deixastes partir? Chamai-o para que coma alguma coisa.” 21.Moisés aceitou ficar em casa desse homem, o qual lhe deu por mulher sua filha Séfora."
21 Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,
22 a qual deu à luz um filho, a quem Moisés deu o nome de Gérson, porque disse: — Sou peregrino em terra estranha.
23 Decorridos muitos dias, o rei do Egito morreu. Os filhos de Israel gemiam por causa da sua escravidão. Eles clamaram, e o seu clamor chegou até Deus.
24 Deus ouviu o gemido deles e lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.
25 E Deus viu os filhos de Israel e atentou para a situação deles.
Para ver todas as seções disponíveis acesse A Bíblia em Ordem Cronológica: Clique aqui.
Atualmente estão disponíveis seções nos livros de Gênesis até 1 Samuel e Apocalipse.
Para ver se informações sobre a data dos eventos/escrita deste livro já estão disponíveis clique nos botões Linha do Tempo e Escrita.
Atualizada em 17/09/2023