top of page

Lucas

Bíblia Verso a Verso por Capítulo

Selecione o capítulo desejado no menu Qual Capítulo?.

Jesus aprova pessoas que falsificam documentos? (Lucas 16:1-13)


Nesse trecho Jesus fala sobre o mordomo de um homem rico que foi acusado de dissipar os bens do patrão. O homem rico avisa então ao mordomo que deixará de trabalhar com ele. O mordomo, ao saber disso, chama os devedores de seu patráo e reduz as dívidas destes. O patrão ao saber disso elogia o mordomo, embora fosse um mordomo injusto. Significa que Jesus aprovava atitudes erradas?


Existem diversas interpretações para o significado dessa parábola. Mas acreditamos que uma boa forma de entendê-la é identificar os envolvidos. Jesus, por várias vezes, chamou seus discípulos de seus escravos. Por várias vezes disse que lhes confiaria talentos que deveriam ser usados em seu serviço e também mencionou escravos que não trabalhariam corretamente com os bens que Jesus confiaria a eles. Também, por muitas vezes, Jesus mencionou que somos devedores perante Deus, uma vez que cometemos muitos erros.


Tendo isso em mente acreditamos que uma boa explicação para a parábola do mordomo injusto é que se trata de todos os que afirmam ser cristãos. Devido a muitas coisas, não é possível hoje compreender plenamente a vontade de Deus para os seres humanos. Por conta disso todos nós acabamos por dissipar os bens que Deus nos deu, em especial nossa vida, sem produzir o que Deus queria de nós.


Por conta disso podemos ser dispensados dessa mordomia, por assim dizer, e considerados servos que esbanjam os bens que receberam do amo. Como compensar parte disso? Por ajudar outros devedores de nosso amo a reduzirem suas dívidas com ele. Como fazemos isso?


Por divulgar, da melhor maneira que conseguirmos, o que sabemos sobre Deus e seus propósitos. Toda vez que falamos sobre Deus e alguém aprende sobre Ele e deixa de fazer algo errado por isso, estamos como que, no nosso papel de mordomo, reduzindo a dívida dessa pessoa com Deus.


Dessa forma podemos granjear a amizade de Deus e Jesus, que podem nos considerar de forma favorável no dia do Juízo, apesar de termos dissipado parte de nossa vida em atividades não relacionadas ao trabalho de mordomo que Jesus nos conferiu.


Publicado em 25/02/2024

Bíblia Verso a Verso por Livro

Esta seção agrupa o verso a verso de capítulos que tem poucas informações, não estando disponíveis individualmente.

1) Não era um absurdo João Batista dizer que os soldados não deviam hostilizar as pessoas, uma vez que os soldados são treinados para a guerra? (Lucas 3:14)


Evidentemente, aqui João Batista estava se referindo aos soldados não serem violentos com as pessoas comuns, os que hoje chamamos civis, e não em seus tratos com outros soldados na guerra. Os soldados romanos eram treinados para serem eficientes na guerra, assim como os soldados são hoje. Mas na época em que João Batista viveu muitos soldados abusavam da autoridade que possuíam, afligindo pessoas do povo.


No entanto, a norma para os cristãos é ainda mais elevada, pois Jesus estabeleceu que seus seguidores não guerreassem (Mateus 26:52)


2) Não são irrelevantes as genealogias incluídas na Bíblia? (Lucas 3:23-38)


O objetivo principal das genealogias na Bíblia é identificar e dar peso ao direito de Jesus como herdeiro do trono de Davi e como futuro governante da Terra. Uma análise das genealogias nos ajuda a descobrir detalhes interessantes sobre isso e sobre algumas profecias que não são bem compreendidas até hoje.


Também nos ajudam a entender as aparentes contradições na genealogia de Jesus e o motivo de Deus ter dado certos requisitos legais aos israelitas sobre o direito de herança.


Tais detalhes serão analisados conforme  os Verso a Verso relacionados com as genealogias forem montados.

Bíblia Verso a Verso por Pergunta

Esta seção apresenta a lista de perguntas respondidas nos capítulos de Gênesis 1 a 5. Você também pode acessá-las no Navegador de Perguntas.

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

Clique para ver o Navegador de Perguntas (em implantação)

Atualizada em 17/12/2021

bottom of page