Bíblia Verso a Verso por Capítulo
Selecione o capítulo desejado no menu Qual Capítulo?.
-------------------------------------------------
Bíblia Verso a Verso por Livro
Esta seção agrupa o verso a verso de capítulos que tem poucas informações, não estando disponíveis individualmente.
1) Os amalequitas não tinham todos sido exterminados nos dias do rei Saul? (2 Samuel 1:1)
Aqui parece haver uma contradição com 1 Samuel 15:3 onde Deus diz que Saul deveria destruir os amalequitas, sem poupar ninguém. Uma leitura rápida de 1 Samuel 15 pode dar a impressão de que Saul cumpriu as ordens de Deus e somente poupou Agague, que depois foi morto por Samuel.
Uma leitura mais atenta, no entanto, mostra que Saul matou os amalequitas de Havilá, no noroeste da península arábica até Sur, o deserto ao norte do Egito. (1 Samuel 15:7) Todos os amalequitas desta região foram exterminados. Mas não se diz nada sobre os amalequitas que não moravam nesta região.
Evidentemente, os amalequitas que atacaram Ziclague não residiam na região atacada por Saul e eram bandos de salteadores nômades (1 Samuel 30:8, 15)
2) Como Saul morreu? (2 Samuel 1:5,6)
Alguns afirmam que existe contradição no relato bíblico sobre a morte de Saul. Neste capítulo lemos a afirmação de um amalequita de que ele tinha morto Saul, a pedido do próprio Saul. No entanto, 1 Samuel 31:4, diz que Saul se suicidou depois de ter sido ferido pelos filisteus. Ele pediu ao seu escudeiro que o matasse, mas o escudeiro não quis fazer isso. Então, Saul jogou-se sobre sua espada e morreu.
Evidentemente, esse amalequita viu toda a cena e, querendo ganhar o favor de Davi, mentiu dizendo que tinha matado Saul, atendendo ao próprio pedido dele. Sabendo que Saul tinha perseguido Davi e tentado matar Davi várias vezes, o amalequita achou que seria recompensado por matar Saul. Posteriormente, Davi descobriu, talvez pelo relato de algum soldado que fugira da batalha, que o amalequita tinha mentido, pois em 2 Samuel 4:9,10 ele chama o amalequita de mensageiro que anunciou a morte de Saul e não de homem que matou Saul.
3) Prova este texto que Davi e Jonatã tinham um relacionamento homossexual? (2 Samuel 1:25-27)
Alguns, pela forma como Davi se refere aqui a Jônatas, filho de Saul, afirmam que eles tinham um relacionamento homossexual.
Os que assim afirmam desconsideram alguns pontos importantes:
a) Davi usou as expressões "irmão" e "amizade" ao se referir a Jônatas.
b) Ele disse que o "amor" que Jônatas sentia por ele era maior do que o "amor das mulheres". Veja algumas traduções que confirmam isso:
Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade me era mais preciosa que o amor das mulheres!
Como choro por você, meu irmão Jônatas, quanto eu o estimava! Seu amor por mim era precioso, mais que o amor das mulheres.
Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.
Estou angustiado por sua causa, meu irmão Jônatas; você era amabilíssimo para comigo! Excepcional era o seu amor, ultrapassando o amor de mulheres.
Note que em todas as versões se destaca o amor de Davi por Jônatas como um amor de irmão, um amor fraternal, de amigo. Era um amor de irmão, não relacionado ao sexo.
Ao comparar com o amor das mulheres, Davi destaca que o amor que Jônatas tinha por ele ultrapassava o amor que as mulheres sentiam por ele. Isso enfoca o amor e não o sexo, uma vez que para mulheres o mais importante num relacionamento é o amor e não o sexo.
c) Mesmo hoje em dia muitos homens têm seus amigos em tão alta conta que passam mais tempo conversando com eles sobre futebol e outros assuntos do que conversam com as esposas em casa. Era esse tipo de achego e identificação que aconteceu entre Davi e Jônatas, um forte amor fraternal, de irmão, por interesses em comum, lealdade, honra e amizade, sem nenhuma conotação sexual.
d) A diferença de idade entre Davi e Jônatas. Quando Davi nasceu já fazia dez anos que Saul era rei. (Compare Atos 17:21 com 2 Samuel 5:4) Na época em que Saul se tornou rei, Jonatã (ou Jônatas) já lutava no exército de Israel (1 Samuel 13:1-3). Portanto, a diferença de idade entre Davi e Jônatas era de pelo menos 30 anos, uma vez que para servir no exército de Israel o homem tinha de ter pelo menos 20 anos (Números 2:1-3). Quando Jônatas conheceu Davi, Davi tinha no máximo uns 15 anos. Era um menino. (1 Samuel 17:33; 18:1) É evidente, portanto, que o amor entre eles era fraternal e não ligado a sexo. No caso de Jônatas pode ser encarado até mesmo como um amor paternal, porque, pela diferença de idade, ele podia ser pai de Davi.
4) Esse texto apresenta uma contradição com 1 Samuel 17:50 que diz que Davi matou Golias? (2 Samuel 21:19)
Aqui parece haver uma contradição com 1 Samuel 17:50 onde se diz que quem matou Golias foi Davi e não Elanã.
No entanto, numa comparação com o texto de 1 Crônicas 20:5 observamos que diz que Elanã matou Lami, irmão de Golias e não Golias.
Então, provavelmente ocorreu um erro de cópia nesse texto e o nome de Lami foi omitido pelo copista. Devemos nos lembrar que não temos os originais da Bíblia, mas apenas cópias.. Para o correto entendimento da Bíblia precisamos analisar a Bíblia toda e não apenas trechos isolados.
Outra comparação que comprova isso é que a batalha entre Davi e Golias ocorreu em Socó (1 Samuel 17:1) enquanto essa entre Elanã e Lami ocorreu em Gobe.
Bíblia Verso a Verso por Pergunta
Esta seção apresenta a lista de perguntas respondidas nos capítulos de Gênesis 1 a 5. Você também pode acessá-las no Navegador de Perguntas.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Clique para ver o Navegador de Perguntas (em implantação)
Atualizada em 17/12/2021