Bíblia Verso a Verso por Capítulo
Selecione o capítulo desejado no menu Qual Capítulo?.
1 Pedro 3:21 indica que todo aquele que não for batizado em alguma denominação cristã não será salvo?
Não. A Bíblia é clara em dizer que a salvação vem por meio da fé em Jesus Cristo e não por obras de qualquer tipo, mesmo o batismo. (Efésios 2:8,9) Portanto é um equívoco achar que somente quem foi batizado poderá ser salvo ou, ainda, que quem foi batizado será, com toda certeza, salvo.
Mas 1 Pedro 3:21 não diz que "o batismo agora salva vocês"? Precisamos analisar o texto todo e ver o contexto para entender a resposta. Embora Pedro, de fato, tenha conectado o batismo com a salvação ele indica claramente que a salvação vem, não por meio do batismo, mas pela solicitação de uma boa consciência, por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que a pessoa faz a Deus quando se batiza, com o objetivo de obter o perdão de seus pecados. O batismo é, portanto, um meio de mostrar a outros que estamos tentando agradar a Deus e fazer a vontade dele.
O Dr. Kenneth Wuest, autor de Word Studies in the Greek New Testament explica esse texto da seguinte maneira: "O apóstolo está claramente se referindo ao batismo nas águas, não ao batismo pelo Espírito Santo, pois ele fala das águas do dilúvio salvando os presos da arca e, neste versículo, do batismo salvando os fiéis. No entanto, ele diz que os salva apenas como uma contraparte. Ou seja, o batismo nas águas é a contraparte da realidade e da salvação. Ele só pode salvar como uma contraparte, mas não de fato. Os sacrifícios do Antigo Testamento eram contrapartes da realidade, o Senhor Jesus. Eles não realmente salvavam o fiel, apenas em tipo. Não se argumenta aqui que esses sacrifícios sejam análogos ao batismo cristão com água. O autor está simplesmente usando-os como uma ilustração do uso da palavra ‘contraparte’”.
"Então, o batismo nas águas apenas salva o fiel no tipo. O judeu do Antigo Testamento era salvo antes de trazer a oferta. A oferta era apenas um testemunho externo de que ele estava colocando sua fé no Cordeiro de Deus, do qual esses sacrifícios eram um tipo... O batismo nas águas é o testemunho exterior da fé interior do crente. A pessoa é salva no momento em que coloca sua fé no Senhor Jesus. O batismo da água é o testemunho visível da sua fé e da salvação que lhe foi dada em resposta a essa fé. Pedro tem o cuidado de informar aos seus leitores que não está ensinando a regeneração batismal, isto é, que uma pessoa que se submete ao batismo é assim regenerada, pois ele diz: ‘não a remoção da sujeira do corpo.’ O batismo, Pedro explica, não tira a imundícia da carne, nem em um sentido literal, como um banho ao corpo, nem em um sentido metafórico, como uma limpeza para a alma. Nenhuma cerimônia realmente afeta a consciência. Entretanto, ele esclarece o que quis dizer com salvação ao afirmar ‘o compromisso de uma boa consciência diante de Deus’, e explica como isso é alcançado, ou seja, ‘por meio da ressurreição de Jesus Cristo’, através da qual o pecador arrependindo se identifica com Ele.”
(Citação de https://www.gotquestions.org/Portugues/1-Pedro-3-batismo.html - Consulta em 15/06/2021)
Acreditamos, no entanto, analisando outras citações bíblicas, que essa salvação, não é garantida apenas por essa solicitação de boa consciência feita pela fé. Não é uma vez salvo, salvo para sempre. (Hebreus 10:26-31) Antes para obter a salvação plena a pessoa precisa agir em harmonia com a fé na ressurreição de Cristo e manter uma boa consciência perante Deus. (Tiago 2:26) Essa salvação plena somente se dará se a pessoa permanecer fiel até o fim do dia do Juízo e passar pela prova final mencionada em Apocalipse 20:7-9. A salvação, de fato, é tornada possível pela fé no sacrifício de Cristo e não por qualquer tipo de obra ou ritual, mas a pessoa terá de agir em harmonia com isso durante o reinado milenar de Jesus para poder garantir sua salvação eterna.
A Bíblia Viva torna essa ideia clara quando traduz 1 Pedro 3:20b,21 como:
"Entretanto, apenas oito pessoas foram salvas de afogar-se naquele terrível dilúvio.
21. ( Isso, aliás, é o que o batismo retrata para nós: no batismo mostramos que fomos salvos da morte e da condenação pela ressurreição de Cristo; não porque nossos corpos são purificados pela lavagem com água, mas porque, ao ser batizados, estamos nos voltando para Deus e pedindo que Ele purifique os nossos corações do pecado )."
O batismo, portanto, nos impede de nos afogarmos a tal ponto nas coisas do mundo, que percamos de vista a perspectiva da salvação oferecida por meio da fé na ressurreição de Cristo. Mas isso não significa que a pessoa que não se batiza não possa chegar a essa salvação durante o dia do Juízo. (Atos 17:31) Devemos sempre nos lembrar de que não apenas os que começarem a trabalhar de manhã no vinhedo é que poderão receber o prêmio da vida, os que começarem a trabalhar na última hora também poderão recebê-lo. (Mateus 20:1-16)
Bíblia Verso a Verso por Livro
Esta seção agrupa o verso a verso de capítulos que tem poucas informações, não estando disponíveis individualmente.
1) Não é um absurdo dizer que a mente tem lombos? (1 Pedro 1:13)
Aqui é preciso entender o que significa a expressão "cingir os lombos da mente". Os escritores da Bíblia utilizavam uma espécie de túnica, que ia até os joelhos ou até os pés. Eram túnicas largas e folgadas por causa do calor da região.
A expressão "cingir os lombos" se referia a erguer a túnica e amarra-la na faixa utilizada na cintura. Isso permitia que a pessoa andasse mais rápido e até corresse.
Então, ao se falar de "cingir os lombos da mente" Pedro queria dizer que os cristãos deveriam estar preparados para qualquer tipo de atividade. Como atualmente esta expressão caiu no desuso, traduções mais modernas da Bíblia vertem "cingir os lombos" por "estejam preparados".
Veja, por exemplo, como a Nova Versão Internacional verte este texto:
Portanto, ESTEJAM COM A MENTE PREPARADA, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.
1 Pedro 1:13
2) Os cristãos devem falar a descrentes sobre sua fé? (1 Pedro 3:15) Isso não entra em contradição com 2 João 10?
Sim, os cristãos devem falar a descrentes sobre sua fé. No entanto, para que isso ocorra são necessárias duas coisas.
Em primeiro lugar, a pessoa descrente tem de querer ouvir sobre as crenças cristãs. Se a pessoa não tem interesse os cristãos não deveriam insistir em falar com ela.
Em segundo lugar, a conversa não deve levar a discussões e polêmicas. O cristão deve apresentar sua crença, ouvir a crença da outra pessoa, caso ela deseja compartilhar com ele e daí, deixar que a outra pessoa decida se quer concordar ou não. O cristão não deve se envolver em polêmicas e discussões inúteis sobre divergência de crenças. Veja mais detalhes sobre isso na seção sobre 2 João.
3) 1 Pedro 3:21 indica que todo aquele que não for batizado em alguma denominação cristã não será salvo?
Não. A Bíblia é clara em dizer que a salvação vem por meio da fé em Jesus Cristo e não por obras de qualquer tipo, mesmo o batismo. (Efésios 2:8,9) Portanto é um equívoco achar que somente quem foi batizado poderá ser salvo.
Mas 1 Pedro 3:21 não diz que "o batismo agora salva vocês"? Precisamos analisar o texto todo e ver o contexto para entender a resposta. Embora Pedro de fato conectou o batismo com a salvação ele indica claramente que a salvação vem não por meio do batismo (uma remoção da sujeira do corpo), mas sim pela solicitação de uma boa consciência à Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo que a pessoa faz a Deus.
O Dr. Kenneth Wuest, autor de Word Studies in the Greek New Testament explica esse texto da seguinte maneira: "O apóstolo está claramente se referindo ao batismo nas águas, não ao batismo pelo Espírito Santo, pois ele fala das águas do dilúvio salvando os presos da arca e, neste versículo, do batismo salvando os fiéis. No entanto, ele diz que os salva apenas como uma contraparte. Ou seja, o batismo nas águas é a contraparte da realidade e da salvação. Ele só pode salvar como uma contraparte, mas não de fato. Os sacrifícios do Antigo Testamento eram contrapartes da realidade, o Senhor Jesus. Eles não realmente salvavam o fiel, apenas em tipo. Não se argumenta aqui que esses sacrifícios sejam análogos ao batismo cristão com água. O autor está simplesmente usando-los como uma ilustração do uso da palavra ‘contraparte’”.
"Então, o batismo nas águas apenas salva o fiel no tipo. O judeu do Antigo Testamento era salvo antes de trazer a oferta. A oferta era apenas um testemunho externo de que ele estava colocando sua fé no Cordeiro de Deus, do qual esses sacrifícios eram um tipo... O batismo nas águas é o testemunho exterior da fé interior do crente. A pessoa é salva no momento em que coloca sua fé no Senhor Jesus. O batismo da água é o testemunho visível da sua fé e da salvação que lhe foi dada em resposta a essa fé. Pedro tem o cuidado de informar aos seus leitores que não está ensinando a regeneração batismal, isto é, que uma pessoa que se submete ao batismo é assim regenerada, pois ele diz: ‘não a remoção da sujeira do corpo.’ O batismo, Pedro explica, não tira a imundícia da carne, nem em um sentido literal, como um banho ao corpo, nem em um sentido metafórico, como uma limpeza para a alma. Nenhuma cerimônia realmente afeta a consciência. Entretanto, ele esclarece o que quis dizer com salvação ao afirmar ‘o compromisso de uma boa consciência diante de Deus’, e explica como isso é alcançado, ou seja, ‘por meio da ressurreição de Jesus Cristo’, através da qual o pecador arrependindo se identifica com Ele.” (Citação de https://www.gotquestions.org/Portugues/1-Pedro-3-batismo.html - Consulta em 15/06/2021)
Essa salvação, porém, não é garantida. Antes para obter a salcação plena a pessoa agir em harmonia com a fé na ressurreição de Cristo e manter uma boa consciência perante Deus. Essa salvação plena somente se dará se a pessoa permanecer fiel até o fim do dia do Juízo e passar pela prova final mencionada em Apocalipse 20:7-9. A salvação, de fato, é tornada possível pela fé no sacrifício de Cristo, mas a pessoa terá de agir em harmonia com isso durante o reinado milenar de Jesus para poder garantir a salvação eterna.
A Bíblia Viva torna essa ideia clara quando traduz 1 Pedro 3:20b,21 como:
"Entretanto, apenas oito pessoas foram salvas de afogar-se naquele terrível dilúvio.
21. ( Isso, aliás, é o que o batismo retrata para nós: no batismo mostramos que fomos salvos da morte e da condenação pela ressurreição de Cristo; não porque nossos corpos são purificados pela lavagem com água, mas porque, ao ser batizados, estamos nos voltando para Deus e pedindo que Ele purifique os nossos corações do pecado )."
O batismo, portanto, nos impede de nos aforgarmos a tal ponto nas coisas do mundo, a ponto de perder de vista a perspectiva da salvação oferecida por meio da ressurreição de Cristo. Mas isso não significa que a pessoa que não se batiza não possa chegar a essa salvação. Não apenas os que começaram a trabalhar de manhã na colheita é que recebem o prêmio da vida, os que começarem a trabalhar na última hora também o receberão. (
Bíblia Verso a Verso por Pergunta
Esta seção apresenta a lista de perguntas respondidas nos capítulos de Gênesis 1 a 5. Você também pode acessá-las no Navegador de Perguntas.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Clique para ver o Navegador de Perguntas (em implantação)
Atualizada em 17/12/2021