Jó 26:7 - O que sustenta a Terra no espaço?
A Bíblia já dizia que Deus suspende a Terra sobre o nada. Hoje se sabe que isso é feito por meio da gravidade, segundo as leis que regem a gravitação universal. Mas o que se pensava sobre isso no passado?
Existiam várias ideias sobre este assunto. A mais popular era que a Terra era carregada por elefantes que estavam sobre uma giganesca tartaruga que nadava em um mar cósmico.
Uma das antigas visões religiosas sobre isso é que a Terra era sustentada por 12 pilares gigantescos que repousavam nos 12 sacrifícios dos virtuosos.
Fonte: A complicada façanha de descobrir a forma de algo que não se pode ver: A Terra. (Consulta em 03/12/2020)
Teoria da Evolução
Muitos cientistas afirmam que a vida começou nos oceanos há bilhões de anos. Supõem que substâncias químicas se uniram espontaneamente, formando estruturas semelhantes a bolhas, que estas formaram moléculas complexas e passaram a se replicar (duplicar). Eles acreditam que toda a vida na Terra se originou por acaso de uma ou mais dessas primeiras moléculas.
No entanto, esta teoria, ao contrário do que se pensa e se divulga, ainda não foi provada. Por exemplo, em 2008, o professor de biologia Alexandre Meinesz declarou em seu livro How Life Began—Evolution’s Three Geneses, pp. 30-33, 45 (traduzido para o inglês, por Daniel Simberloff) que, ao longo dos últimos 50 anos, não se encontrou “nenhuma evidência que apoie a hipótese do surgimento espontâneo de vida na Terra a partir de uma sopa molecular, e que nenhum avanço significativo no conhecimento científico leva nessa direção”.
Muitos cientistas acreditam que a vida pode ter surgido espontaneamente por causa de um experimento realizado em 1953, por Stanley Miller. Ele conseguiu produzir alguns aminoácidos (os componentes químicos essenciais das proteínas) aplicando descargas elétricas em uma mistura de gases que se acredita ser similar à que existia na atmosfera primitiva da Terra. Isso não indica que todos os aminoácidos poderiam facilmente ter surgido por acaso?
Não, pelo simples fato de que Miller é um ser inteligente que guiou todo o processo. Para que o experimento fosse válido como prova de que a vida poderia ter surgido por acaso, as condições para a produção dos aminoácidos teriam de ter surgido no laboratório de Miller sem que ele as preparasse. Se Miller preparou as condições para que os aminoácidos fossem produzidos, o experimento de fato prova que aminoácidos podem ser criados por alguém inteligente e não que eles surgem espontaneamente sem a influência de alguém inteligente.
A seção Ciências do site apresenta evidências de que, embora não seja um livro de Ciências, quando fala sobre Ciências, a Bíblia concorda com o que a ciência comprovada diz.
Revisado em 11/01/2022
Atualizada em 13/12/2021