top of page

Gênesis 3:24

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

24

Porque o homem não podia comer da árvore da vida?

Após o pecado Deus colocou Adão e Eva para fora do jardim do Éden. Alguns dizem que Deus foi injusto ao fazer isso e que Ele deveria ter simplesmente perdoado Adão e Eva e deixá-los comer da árvore da vida. No entanto, isso não era possível por pelo menos três razões.


1) Se Deus voltasse atrás no que Ele tinha dito sem nenhuma base legal para fazer isso, que garantia suas criaturas inteligentes teriam de que Ele não mudaria de opinião de maneira arbitrária no futuro? Como elas poderiam confiar no que Ele dissesse? Se o Criador do Universo não for digno de confiança no que diz respeito a cumprir sua palavra quem seria?


2) Adão e Eva não demonstraram nenhum sinal de arrependimento em sua atitude, o que poderia fornecer uma base mínima para que Deus os perdoasse. Como vimos nos versos anteriores deste capítulo quando o anjo de Deus perguntou a Adão e Eva o que tinha ocorrido nenhum deles admitiu que tinha pecado e pediu perdão. Antes Adão jogou a culpa em Eva e Eva jogou a culpa na serpente. Como vimos, havia um anjo rebelde por detrás da serpente, mas ele não se manifestou nessa ocasião, ou seja, não demonstrou nenhum arrependimento.


3) Por terem ido contra a palavra de Deus, Adão e Eva se tornaram mortais, adquiriram um problema genético que, por fim,  os levaria à morte. Antes de Deus livrar os descendentes deles do pecado e da morte se precisaria estabelecer uma base legal para isso. Enquanto essa base legal não fosse estabelecida Adão e Eva não poderiam continuar a morar no Éden nem comerem do fruto da árvore da vida. Porque não?


Conforme já mencionamos em capítulos anteriores tanto a árvore da vida como a árvore do conhecimento do bem e do mal eram árvores normais. O que as tornou especial foi o que Deus disse a respeito delas. Se o homem comesse da primeira viveria para sempre, se comesse da segunda morreria. Evidentemente, se o homem comesse das duas árvores se criaria um paradoxo, pois o homem teria de morrer e ainda assim viver para sempre.


Como Adão e Eva se tornaram mortais quando comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus não podia permitir que eles comessem da árvore da vida, a fim de evitar esse paradoxo. Por isso, Deus os colocou para fora do Éden e impediu o caminho para a árvore da vida. Veja detalhes em Gênesis 3:22.


Revisado em 25/12/2021

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page