21
Com quem Deus falava ao dizer o homem tem se tornado como um de nós?
Com quem Deus estava falando quando disse Eis que o homem é como um de nós? Existem pelo menos três respostas diferentes dadas a esta pergunta:
1) Os que acreditam que Deus seja uma trindade afirmam que esse texto é o plural majestático e que Deus falava consigo mesmo. Essa afirmação não tem base bíblica porque a doutrina da trindade não encontra respaldo na Bíblia. Trataremos deste ponto nos textos relacionados ao assunto e quando montarmos a seção sobre Doutrinas, aí acrescentaremos detalhes aqui.
2) Outros acreditam que aqui Deus está se dirigindo a Jesus, assim como se dirigiu a ele em Gênesis 1:26 ao dizer Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.
3) Finalmente, alguns acreditam que Deus estava falando com o Diabo, usando da mesma ironia que usou para com os humanos. Estes afirmam que nem o Diabo e nem os humanos sabem o que é melhor para a humanidade e que Deus aqui estava preparando o que diria o verso seguinte, como que dizendo "Já que agora você, Satanás e os humanos sabem escolher sozinhos o que é bom e o que é mal, assim como Eu sei, tentem fazer isso por si sós."
Tanto a segunda como a terceira possibilidade são viáveis dentro do que compreendemos em relação à Bíblia.
Atualizada em 07/07/2024