20
Será que o homem passou a conhecer o bem e o mal após comer da árvore?
Alguns acham que neste texto Deus está confirmando que o homem se tornara como Ele, sabendo o que era bom e o que era mal. Mas isso era o que a serpente disse que aconteceria se o homem comesse do fruto proibido. Será então que Deus mentiu para Adão e que, agora Adão era realmente igual a Deus?
Evidentemente que não. A análise da frase toda mostra que a observação de Deus de que o homem tinha se tornado igual a Ele é uma ironia.
A conclusão do versículo mostra claramente isso ao dizer que, uma vez que o homem era agora supostamente igual a Deus, o homem poderia sair do Éden, porque estava agora apto para obter a vida eterna por si mesmo, sem tomar da árvore da vida que Deus providenciara para isso.
Além disso, uma vez que o homem se achava capaz de escolher o bem e o mal por si mesmo ele deveria ser capaz de resolver todos os problemas que surgissem sem a orientação de Deus.
O fato de que morremos até hoje e que a humanidade não consegue solucionar os problemas mais básicos que enfrenta, mostra que Deus tinha razão. Não nos tornamos iguais a Ele e nem sabemos que escolhas temos que fazer para solucionar os problemas com que nos confrontamos e viver para sempre sem adoecer, envelhecer e morrer. O melhor que o homem conseguiu foi afirmar que a morte é uma coisa natural da qual não temos como escapar.
Atualizada em 07/07/2024