5
É lógico pensar que o fruto tornaria o homem igual a deuses?
Será que realmente o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal tornaria o homem mais sábio, a ponto dele ser como deuses, ou como Deus?
Pense um pouco sobre isso. Imagine que você tem uma vasilha que contêm ácido e não deseja que seu filho pequeno mexa nela. Será que você vai colocar a vasilha em um lugar onde seu filho alcance e dizer para ele não mexer? Será que você simplesmente não colocaria a vasilha FORA do alcance dele?
A mesma coisa com Deus. Se de fato a árvore tivesse o poder de tornar o homem igual a Deus e Deus não quisesse que o homem conseguisse isso, simplesmente Ele não teria colocado a árvore ao alcance do homem. Prova disso é que quando Deus não quis que o homem tomasse do fruto da árvore da vida, Deus simplesmente expulsou o homem do Éden e tornou a árvore da vida inacessível a ele. Então se a árvore do conhecimento do bem e do mal realmente desse ao homem o conhecimento do bem e do mal e Deus não quisesse que isso ocorresse, Ele simplesmente não teria posto essa árvore no jardim.
Conforme vimos em Gênesis 3:2,3, a árvore do conhecimento do que é bom e do que é mal simplesmente serviu para ilustrar que Deus tinha o conhecimento sobre o que era bom e o que era mal para o homem e que o homem dependia de Deus, naquele momento, para saber o que era bom para si mesmo e o que não era.
Revisado em 19/06/2023
Atualizada em 07/07/2024