3
Seria a morte, decorrente de comer do fruto, um castigo da parte de Deus pela desobediência?
Note que Deus não disse que, se eles comessem do fruto da árvore do bem e do mal, Ele os mataria. Deus disse: "vocês morrerão". Isso significa que a morte seria uma consequência de se comer do fruto.
Mas porque, se o fruto não era venenoso nem nada? Porque o homem não tem conhecimento suficiente para compreender, sem a orientação de Deus, o que é bom e o que é mal para si mesmo. Quando o homem escolheu comer do fruto da árvore do conhecimento do bem do mal decidiu escolher por si mesmo o que era bom e o que era mal, sem levar em conta o que Deus teria a dizer sobre o assunto.
Como, na verdade, o ser humano não tem conhecimento suficiente para sempre fazer a escolha certa, toma decisões que, tenha ele consciência disso ou não, causam o mal a si mesmo. O acúmulo dessas decisões equivocadas o leva por fim à morte.
Como diz Romanos 6:23 a morte não é um castigo, mas sim uma consequência, ou salário do pecado. Pecar é errar o alvo quanto a algo que Deus diz ser bom ou mal para nós. Quando tomamos uma decisão sem levar em conta, ou sem saber, o que Deus diria sobre o assunto, corremos o risco de errar e, de fato, erramos muitas vezes. O acúmulo desses erros nos leva à morte.
Revisado em 19/06/2023
Atualizada em 07/07/2024