top of page

Gênesis 2:24,25

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

24

Porque não sentiam vergonha por estarem nus?

Nesta frase simples foi realizado o primeiro casamento humano. A partir daqui o homem e sua esposa passaram a conviver no Éden. Note que o texto menciona que eles se encontravam nus e não se envergonhavam.


Isso se dava porque tanto o homem e a mulher estavam cumprindo plenamente o que Deus tinha determinado para eles. Formavam o primeiro casal da história humana e em breve poderiam começar a gerar seus filhos, que junto com eles iriam viver para sempre no paraíso na Terra. Conforme a família aumentasse, o Éden seria ampliado e por fim, ao final do sétimo dia da criação,  ocuparia todo o planeta. Eles não se envergonhavam de nada diante de Deus. Seus corpos eram perfeitos e plenamente projetados para cumprir o que Deus determinara para eles, a saber, gerar filhos perfeitos para povoar a Terra.


Mas, algum tempo depois do casamento de Adão e Eva ocorreu um problema envolvendo o querubim que tinha sido designado para cuidar do Éden, dos humanos e da Terra. Esse problema levou a um desvio temporário do cumprimento do propósito de Deus para com a humanidade. Para detalhes sobre a ordem em que os fatos ocorreram veja Gênesis em Ordem cronológica.


Com a introdução do pecado a humanidade passaria a gerar filhos que adoeceriam, envelheceriam e, por fim, morreriam. Essa percepção, profundamente gravada em nossa consciência de que o homem não cumpre a orientação original de Deus de encher a Terra com pessoas perfeitas, faz com que o ser humano tenha vergonha de suas atividades sexuais e, de fato, as esconda, ao contrário do que fazem os animais. É interessante que até pessoas que não crêem em Deus tem esse comportamento.

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page