top of page

Gênesis 2:16,17

E ordenou Jeová Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

16

Estava Deus sendo injusto por impedir que o homem conhecesse o bem e o mal?

Será que  Deus estava negando ao homem o conhecimento do que é bom e do que é mal quando o proibiu de comer da árvore do conhecimento? Não era esse o caso. Se a árvore de fato desse ao homem o conhecimento do bem e do mal e Deus não quisesse que o homem adquirisse tal conhecimento, Deus simplesmente não teria colocado a árvore no jardim, da mesma forma que se eu não quiser que meu filho pegue alguma coisa eu vou coloca-la fora do alcance dele. A árvore não tinha o poder de dar ao homem o conhecimento sobre o que é bom e o que é mal.


A árvore simplesmente foi usada para representar o fato de Deus ter o conhecimento sobre o que é bom e o que é mal para o ser humano. Se o homem seguisse a orientação de Deus e não comesse do fruto estaria concordando com Deus quanto ao que é bom e ao que é mal para ele. Quando o homem tomou do fruto ele de fato afirmou que tinha condições de escolher  o que era bom e o que era mal para si mesmo sem precisar da orientação de Deus.


Revisado em 19/06/2023

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page