top of page

Gênesis 1:29

Disse Deus mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

3

E as plantas que desenvolveram veneno?

Alguns dizem que, uma vez que muitas plantas desenvolveram venenos para se proteger de animais que as devorariam esse verso é um absurdo e é uma recomendação imprudente da parte de Deus. 


Mas seria possível uma planta desenvolver um veneno para evitar predadores?


A resposta é não pois:


- quando uma planta  é devorada por um animal, não tem tempo para desenvolver um veneno que evite que ela seja devorada.


-  se ela conseguisse sofrer uma alteração genética para produzir um veneno depois de ser devorada nunca teria tempo de passar essa informação para seus descendentes. Sendo assim  como o gene que produz o veneno poderia ser transmitido aos descendentes dela?


- se as plantas que sobreviveram foram as que já tinham desenvolvido o veneno, como e porque elas desenvolveram um  veneno se nunca tinham tido o problema de serem devoradas antes?


- porque a maioria das plantas, que são devoradas, não tem veneno algum desenvolvido, se tiveram o mesmo tempo que as outras para supostamente desenvolver um veneno que as impedisse de serem devoradas?


- porque as plantas que são devoradas e nunca desenvolveram veneno algum não se extinguiram?


Todas estas perguntas mostram que as plantas venenosas não desenvolveram um veneno para se protegerem. Na verdade, plantas venenosas brotaram não porque desenvolveram veneno, mas por conta do que é dito em Gênesis 3:18. E é por isso que elas existem hoje.


Revisado em 25/12/2021

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page