top of page

Gênesis 1:28

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

1

O casamento é abençoado? É só para procriar? Porque gerar filhos traz impureza?

O casamento é abençoado por Deus.


Esse verso torna claro que o relacionamento sexual entre homem e mulher não foi o pecado original. O relacionamento sexual entre um homem e sua esposa não é pecado.



Objetivo do casamento é só procriar? 


Embora se mencione o nascimento de filhos como uma consequência natural do casamento, esse não é o único objetivo dele. Gênesis 2:20, 23,24 esclarece que a mulher foi produzida como companheira para o homem e não apenas como a mãe de seus filhos.


Foi mencionado especificamente a procriação neste caso porque era diferente do que havia sido feito em relação aos anjos, que são criados um por um. Tem, portanto, caráter informativo e não visa proibir o controle de natalidade, por exemplo. Cada casal deve decidir por si mesmo quanto ao controle de natalidade, desde que levem em conta o que a Bíblia diz sobre a santidade da vida.



Se o casamento não era o pecado original então porque gerar filhos traz impureza? 


Alguns dizem que existe uma contradição entre este texto que aprova o casamento e se gerar filhos com o texto de Levítico 12:6, 7 que diz que a mulher se tornava impura quando tinha filhos. Ocorre que depois do pecado deixamos de cumprir o propósito de Deus para nós, que era gerarmos filhos perfeitos. Conseguimos apenas transmitir a vida de maneira imperfeita e gerar filhos que por fim vão envelhecer e morrer. Por isso o nascimento passou a ser associado com impureza e pecado.


Revisado em 25/12/2021

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page