top of page

Gênesis 1:16

Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas.

3

Mas, se o sol já estava criado, por que no versículo 16 diz que Deus fez os dois grandes luminares? (pergunta de visitante)

Para entendermos esse assunto é preciso olhar o contexto. Gênesis 1:1 afirma que, no princípio, Deus criou os céus e a Terra. Portanto, o contexto mostra que o Sol, a Terra, o sistema solar, já tinham sido criados quando Deus começou a preparar a Terra para ser a habitação do ser humano. Gênesis 1:2 mostra que, quando o chamado primeiro dia começou, a Terra, embora já orbitasse o Sol, estava em escuridão. Após Deus começar a trabalhar na Terra, no chamado primeiro dia, a luz do Sol passou a ser visível da superfície terrestre  mas, foi somente após Deus ter feito a atmosfera, no segundo dia e as plantas começarem a realizar a fotossíntese, a partir do terceiro dia, que a atmosfera se tornou clara o suficiente para que o Sol, a Lua e as estrelas pudessem ser vistos da superfície da Terra. É a isso que esse versículo se refere.


Note que, Gênesis 1:14 mostra que Deus disse "Haja luminares na expansão (firmamento)", ou seja, aqui se descreve o momento em que o reflexo do Sol, da Lua  e das estrelas passaram a ser visíveis na atmosfera (expansão, firmamento) da Terra e não a criação deles que já tinha ocorrido no princípio. Precisamos lembrar que, o que vemos na atmosfera, não são o Sol, a Lua e as estrelas, mas sim o reflexo da luz deles.


 Para detalhes, veja as respostas às perguntas sobre os versículos iniciais de Gênesis.


Publicado em 12/08/2025

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page