top of page

Gênesis 1:6,7

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento, e dividiu as águas que estavam debaixo do firmamento das águas que estavam por cima do firmamento; e assim se fez.

12

O que é essa misteriosa expansão ou firmamento?

A palavra hebraica ra·qí·a que, nesta página, é vertida como "expansão" foi traduzida de diversas maneiras tais como "firmamento", "céus", "vastidão". Ela se refere, no entanto,  à atmosfera de nosso planeta. Pode-se deduzir isso de Gênesis 1:20 onde se diz que as aves voariam na expansão dos céus. Portanto, torna-se claro que a expansão é a atmosfera da Terra.


O verso 7 também comprova isso, ao dizer que a expansão separaria as águas em águas  que ficariam abaixo (em estado líquido) e águas  que ficariam acima da expansão (em estado gasoso ou as nuvens). A atmosfera é muito importante para a Terra. É onde se encontra o ar necessário à nossa sobrevivência e das outras criaturas vivas e é  o que nos proporciona nosso belo céu azul. Não é de admirar que Deus tenha gasto 1/6 do tempo da Criação na preparação dela para a humanidade.


Então uma tradução melhor seria: "E disse Deus: Haja uma atmosfera no meio das águas, e haja separação entre as águas e as nuvens."


Revisado em 25/12/2021

Atualizada em 07/07/2024

bottom of page