top of page

Números 8

Verso a Verso por Capítulo

1) Deus matou os primogênitos do Egito para que todos os primogênitos dos isrelitas se tornassem dele? (Números 8:17)


Não. Deus matou os primogênitos do Egito porque Faraó se recusou a libertar os israelitas quando Deus disse a ele para fazê-lo. Ainda assim, os egípcios que acreditaram em Deus tinha a opção de oferecer o cordeiro pascoal e borrifar as ombreiras de sua porta com o sangue e assim não ter seu primogênito morto.


Adicionalmente, todos os primogênitos egípcios que morreram por causa da teimosia de Faraó voltarão a viver durante o governo de Cristo, para terem a oportunidade de aprender sobre o verdadeiro Deus.


Finalmente, os primogênitos dos israelitas se tornaram devotados a Deus porque a vida deles foi poupada durante a noite da páscoa.


Posteriormente, Deus trocou os primogênitos dos israelitas pelos primogênitos dos levitas, que passaram a servir no tabernáculoe depois no templo dos 30 aos 50 anos.



2) Não é um absurdo e até injusto que os levitas com mais de 50 anos não pudessem trabalhar? (Números 8:25)


Sem dúvida, impedir que os homens levitas de mais de 50 anos trabalhassem para obter seu sustento seria um absurdo. Mas não é esse o caso. Uma análise do contexto em Números 8:23-26 mostra que aos 50 anos o levita deixava de ter obrigações em relação ao tabernáculo. Ou seja, ele não precisaria mais servir no tabernáculo. 


Enquanto os israelitas estavam no deserto isso envolvia carregar as armações de painel e os utensílios do tabernáculo quando o acampamento dos israelitas mudava de lugar.  Então, liberar os homens levitas de mais de 50 anos deste serviço era, na verdade, uma demonstração de consideração para com eles e não um absurdo, uma vez que tais homens, além de trabalhar no tabernáculo, trabalhavam pelo sustento de suas famílias.


Também essa informação não é algo irrelevante, ou chato, que se podia omitir do relato. Era necessário que as próximas  gerações dos israelitas soubessem desse benefício para os homens levitas. E para os que hoje lêem a Bíblia é importante conhecer essa provisão para compreender a consideração que Deus tem para com as pessoas de mais idade.


Revisado em 23/12/2021

Profecias por Capítulo

Verso a Verso por Livro

1) Não é estranho se dizer que o censo do exército de Israel foi feito no primeiro dia, do segundo mês do segundo ano da saída do Egito (Números 1:1) quando a prata recebida desse censo foi usada para erigir o Tabernáculo no primeiro dia, do primeiro mês do segundo ano da saída do Egito? (Êxodo 38:26-38; 40:1,2)


Realmente, em uma primeira leitura pode parecer haver um paradoxo no registro do tempo destes eventos. No entanto, temos de nos lembrar que os israelitas tinham acabado de receber de Deus o calendário sagrado (Veja Êxodo 12:1,2) Mesmo nos dias de hoje os judeus costumam contar o início do ano a partir de seu ano civil (que começa no sétimo mês de seu calendário sagrado) e não no mês de nisã conforme Deus orientou.


Então, não é tão estranho assim que o registro do exército, uma atividade civil e não sagrada, tenha sido anotado usando o ano secular e não o recém instituído ano sagrado. Dessa forma quando se diz em Números 1:1  "no primeiro dia, do segundo mês do segundo ano" da saída do Egito quer se dizer de fato "no primeiro dia, do oitavo mês do primeiro ano" da saída do Egito.


Isso é comprovado ainda por Números 10:11 que mostra que no dia vinte do segundo mês do segundo ano da saída do Egito os israelitas partiram do monte Sinai.  Seria impossível que em apenas 20 dias tivessem conseguido contar e registrar todo o exército e os levitas, organizado o acampamento  (conforme mostram Números, capítulos 1 a  4), celebrado a segunda páscoa no dia catorze do segundo mês  (Números 9:1-12)  e deixado o Sinai. 


Tudo isso mostra claramente que em Números 1:1 usou-se o ano civil e não o ano sagrado no registro da data em que  censo começou.


2) Deus mandou ou não mandou contar os levitas? (Números 1:47-50)


Alguns afirmam que existe uma contradição entre Números 1:48, 49 e Números 3:14,15 que afirma que os levitas deveriam ser contados.


Contudo, se observarmos o contexto destes dois versos veremos que eles não dizem que não era para fazer o recenseamento dos levitas.  Eles dizem apenas que os levitas "não foram contados entre eles". Entre eles quem?


Números 1:45,46 explica que os israelitas tinham acabado de registrar os que iriam fazer parte do exército de Israel. 


Números 1:47-50 complementa isso, esclarecendo que os levitas não deveriam ser contados entre eles, ou seja, eles não seriam contados como parte do exército de Israel, mas seriam contados à parte para servirem no tabernáculo.

Verso a Verso por Pergunta

Esta seção apresenta a lista de perguntas respondidas nos capítulos de Gênesis 1 a 5. Você também pode acessá-las no Navegador de Perguntas.

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

Clique para ver o Navegador de Perguntas (em implantação)

Se não achou a pergunta que queria envie-a para nós. 

Utilize a página  Comentários  ou a página Enviar Perguntas.

Ela será respondida assim que possível.

Atualizada em 25/12/2021

bottom of page