Verso a Verso por Capítulo
1) Esaú agiu corretamente ao cuidar dos preparativos para receber a benção do primogênito?
Não, embora Esaú pudesse até ir caçar e preparar o prato saboroso solicitado pelo seu pai Isaque, ele deveria ter informado a Isaque que não tinha mais direito à benção do primogênito e que essa benção deveria ser dada a seu irmão Jacó e não a ele.
2) Porque Esaú agiu assim?
Podem existir vários motivos. Aparentemente Esaú estava pensando na herança pois, com a bênção receberia duas vezes mais do que seu irmão Jacó na partilha dos bens após a morte de Isaque.
Pode ser ainda que Esaú não entendesse a ligação entre a primogenitura que vendera e a benção, pois ele disse que Jacó o enganara duas vezes, uma quando comprou dele a primogenitura e outra agora. (Gênesis 25:36) Mas era improvável que Esaú, que nessa época já tinha mais de 70 anos, não soubesse o que era a primogenitura e a ligação dela com a benção que seu pai pretendia lhe dar.
Uma outra hipótese ainda, é que Esaú realmente pretendia desconsiderar o juramento feito a Jacó quando vendeu sua primogenitura e realmente tinha a intenção de obter a benção que agora pertencia a Jacó.
3) Estava Jacó mentindo ao dizer que era o primogênito de Isaque?
Não, não estava. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó e validou a venda com um juramento. Portanto, Esaú deixara de ser o primogênito de Isaque e não tinha mais direito à benção do primogênito. (Gênesis 25:31-34)
4) Estava Jacó mentindo ao dizer que era Esaú?
Sim, estava, embora a benção do primogênito fosse legalmente dele. Tanto que ele disse a Rebeca o que poderia acontecer se Isaque percebesse que ele não era Esaú. (Gênesis 27:11,12) Jacó tinha plena consciência de que estava ocultando sua identidade de seu pai. Tanto que quando Isaque perguntou novamente se ele era Esaú, Jacó respondeu simplesmente "Eu sou". Não quis dizer novamente "Eu sou Esaú". Possivelmente, dizer apenas que era aliviava a consciência de Jacó, por pensar que era, de fato, o primogênito, o filho que tinha direito à benção.
5) Jacó foi injusto com seu irmão Esaú ao agir para obter a bênção devida ao primogênito de Isaque?
Não, porque Jacó era, de fato, o primogênito de Isaque, pois Esaú vendera a ele esse direito. Não houve, portanto, injustiça quanto a isso.
6) Deus foi enganado por Jacó e por isso não impediu que Isaque desse a Jacó a benção?
Não, Deus não foi enganado. Deus sabia que Jacó estava mentindo ao dizer que era Esaú, mas permitiu que Isaque fosse enganado porque a benção do primogênito não era mais de Esaú, ela pertencia legalmente a Jacó.
7) Rebeca estava sendo intolerante por não querer que Jacó se casasse com as filhas de Hete? (Gênesis 27:46)
Estas palavras foram tiradas de seu contexto que se encontra em Gênesis 27:41-45.
Apesar de, ao que tudo indica, Isaque e Rebeca terem problemas com suas noras hititas, as esposas de Esaú (Gênesis 26:35) suas palavras em Gênesis 26:46 não estavam demonstrando nem intolerância, nem preconceito com as mulheres hititas. Antes, sua intenção, como indicada pelo contexto, era tirar Jacó de perto de Esaú que estava planejando matá-lo.
Revisado em 23/12/2021
Profecias por Capítulo
Verso a Verso por Livro
Verso a Verso por Pergunta
Esta seção apresenta a lista de perguntas respondidas nos capítulos de Gênesis 1 a 5. Você também pode acessá-las no Navegador de Perguntas.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Clique para ver o Navegador de Perguntas (em implantação)
Se não achou a pergunta que queria envie-a para nós.
Utilize a página Comentários ou a página Enviar Perguntas.
Ela será respondida assim que possível.
Atualizada em 25/12/2021