Verso a Verso por Capítulo
1) Não é contraditório Hebreus 11:11 dizer que Sara tinha fé se a própria Bíblia mostra que ela riu quando o anjo disse que ela teria um filho? (Gênesis 18:9-15)
Não. Romanos 4:19 explica a diferença quando diz que o próprio Abraão riu ao receber a promessa do nascimento de Isaque (Gênesis 17:15-21) mas que isso não significava uma falta de fé da parte dele.
Quando ficamos sabendo que vamos receber uma coisa que queremos muito mas que já perdemos totalmente a esperança de obter é normal rir quando descobrimos que o tão esperado vai acontecer. Não é um riso tipo "Imagine, isso nunca vai acontecer" mas sim um riso do tipo "Puxa, eu nem acreditava mais que isso pudesse acontecer".
O primeiro riso mostra uma falta de fé e a crença de que é impossível ocorrer o que foi dito. No segundo caso o riso expressa a descrença no fato de que finalmente agora vai acontecer o que se esperou por tanto tempo.
No caso específico de Sara ela não disse: "Ah, isso não vai acontecer, pois agora somos velhos. Isso é uma mentira." ela disse "Puxa, agora que somos velhos é que isso vai acontecer?" e riu ao pensar nisso.
Abraão também ao pensar sobre o que um anjo tinha lhe dito anteriormente raciocinou "Será possível um homem de 100 anos ter um filho e Sara, uma mulher de 90 anos ter um filho?" Ele não disse "Imagine. É impossível que um homem de 100 anos tenha um filho e que Sara com 90 anos tenha um filho." (Gênesis17:15-21)
O primeiro caso expressaria uma falta de fé. O segundo uma surpresa de que tal coisa pudesse de fato ocorrer. Abraão e Sara achavam que a promessa de Deus tinha se cumprido por meio de Ismael e que eles não teriam filhos. (Gênesis 16:1,2; 17:18,19) Assim, quando ouviram que agora esse filho viria eles riram. Riram pela surpresa e não pela falta de fé.
2) Se Sara não tinha falta de fé na promessa porque foi acusada de ter rido? (Gênesis 18:13-15)
Lembre-se de que quem visitou Abraão foram três anjos e não o próprio Deus. (Veja Gênesis 18:20-22; 19:1,2) O anjo ouviu Sara rir, mas não sabia porque ela rira e, por isso a repreendeu achando que ela estava duvidando da palavra dele e confirmou a promessa de Deus de que ela teria um filho. (Gênesis 18:13,14)
Então, por ter medo do anjo e por ele estar pensando que ela não tinha acreditado, Sara negou que tinha rido, porque ela não estava rindo da promessa. (Gênesis 18:15) E, quando o anjo disse que ela tinha rido sim, ela preferiu ficar quieta. Não era ela que iria discutir com um anjo, que para ela era Deus, e do qual ela estava com medo, tentando se justificar.
Ela sabia que Deus, evidentemente, podia ver o coração dela e que não se tratava de falta de fé. Tanto não se tratava que Hebreus 11:11 confirmou a fé dela séculos depois, dizendo que ela somente recebeu o poder para conceber porque acreditou que esse poder poderia ser dado a ela.
Revisado em 17/12/2021
Profecias por Capítulo
Verso a Verso por Livro
Verso a Verso por Pergunta
Esta seção apresenta a lista de perguntas respondidas nos capítulos de Gênesis 1 a 5. Você também pode acessá-las no Navegador de Perguntas.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Clique para ver o Navegador de Perguntas (em implantação)
Se não achou a pergunta que queria envie-a para nós.
Utilize a página Comentários ou a página Enviar Perguntas.
Ela será respondida assim que possível.
Atualizada em 25/12/2021