Verso a Verso por Capítulo
1) Deus não conseguia lembrar que prometeu não causar outro dilúvio e por isso fez o arco-íris? Mas o arco-íris não é um fenômeno natural? (Gênesis 9:13)
Não é esse o caso. Não é que Deus não se lembrasse de sua promessa. Antes, ele deu o arco-íris como uma garantia para os humanos de que se lembraria dela. Quando os humanos vissem o arco-íris eles se lembrariam de que Deus prometera não causar mais um dilúvio.
O arco-íris não foi feito nessa ocasião. Ele apenas se tornou visível aos humanos nessa ocasião. Muitos arco-íris podem ter sido vistos antes do dilúvio. No entanto, pela posição da arca, no topo de um monte muito alto, o arco-íris visto nesta ocasião foi um arco-íris completo. Possivelmente foi a primeira vez que um arco-íris completo foi visto. Por isso, Deus o usou como símbolo da aliança (note que o formato de um arco-íris completo é o mesmo de uma aliança) entre Ele e os humanos.
Veja um arco-íris completo no link https://www.jobservice.com.br/jobnews/informativo/38/arcoiris.htm
O interessante é que todas as vezes que se retrata o trono de Deus, se mostra um arco-íris completo em torno do trono dele. Isso é uma garantia adicional de que Deus tem toda a intenção de não mais causar um dilúvio global. (Apocalipse 4:3)
2) Será que Deus deu o arco-írís porque se arrependeu de ter trazido o dilúvio? (Gênesis 9:13)
Não. Deus já havia lamentado ter de trazer o dilúvio antes de causá-lo. Inclusive ele se sentiu triste e magoado com a atitude violenta dos homens e de ter de tomar tal atitude drástica. (Gênesis 6:5,6)
Após o dilúvio, Deus usou um arco-íris completo como garantia aos humanos de que não mais iria causar um dilúvio global. Apenas isso.
3) Não é estranho que um homem tão fiel a Deus como Noé tenha se embriagado? (Gênesis 9:21)
Note que o relato explica que Noé, após o dilúvio, começou a cultivar a terra e plantou um vinhedo. Isso pode indicar que era a primeira vez que Noé tenha plantado um vinhedo. Então, possivelmente, ele não conhecia o vinho e outras bebidas formadas pelo processo de fermentação natural. Portanto, também desconhecia os efeitos de se beber demais e por isso acabou se embriagando.
4) Se Cã teve relações sexuais com Noé, que estava embriagado porque Canaã é que foi amaldiçoado? (Gênesis 9:24)
A expressão bíblica "ver a nudez" sugere realmente que um abuso sexual estava envolvido nesse episódio. Como a maldição veio sobre Canaã, isso indica que ele e o pai participaram nessa falta de respeito para com Noé. Como foi apenas Canaã que recebeu a maldição pode-se concluir que Canaã cometeu, de fato, o abuso contra Noé e Cã apenas viu o que ocorrera e, ao invés de repreender o filho, foi contar aos outros o que tinha visto demonstrando falta de respeito para com Noé.
5) Dizer que Cã viu a nudez de seu pai não poderia se referir a ele ter tido relações sexuais com sua mãe e, assim, ter visto a nudez de seu pai? (Levítico 18:8, Deuteronômio 27:20) Não poderia ter Cã engravidado sua mãe de Canaã e, por isso, Canaã ter sido amaldiçoado?
Não, pois Gênesis 9:21 elimina essa possibilidade ao dizer que o próprio Noé se achava nu dentro de sua tenda, por ter se embriagado.
Revisado em 17/12/2021
Profecias por Capítulo
Verso a Verso por Livro
Verso a Verso por Pergunta
Esta seção apresenta a lista de perguntas respondidas nos capítulos de Gênesis 1 a 5. Você também pode acessá-las no Navegador de Perguntas.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Clique para ver o Navegador de Perguntas (em implantação)
Se não achou a pergunta que queria envie-a para nós.
Utilize a página Comentários ou a página Enviar Perguntas.
Ela será respondida assim que possível.
Atualizada em 25/12/2021