1 "Ouçam isto sacerdotes e prestem atenção casa de Israel e casa do rei, pois o julgamento é contra vocês. Porque vocês são uma armadilha para Mispá e uma rede colocada sobre Tabor.
2 Os rebeldes ficaram totalmente envolvidos na matança e meu aviso é para todos eles.
3 Conheço Efraim e Israel não está oculto aos meus olhos. Agora Efraim está agindo de forma imoral e Israel tornou-se impuro.
4 Suas ações não permitem que eles voltam ao seu Deus, pois há um espírito de prostituição entre eles e não reconhecem a Javé.
5 O orgulho de Israel dá testemunho contra ele e Israel e Efraim tropeçaram no seu erro. Judá tropeçou junto com eles.
6 Foram buscar a Javé com seus touros e cordeiros, mas não o puderam achar, pois Ele tinha se afastado deles.
7 Traíram a Javé, pois geraram filhos estrangeiros e agora num mês serão devorados junto com seus pertences.
8 Toquem a buzina em Gibeá e a trombeta e Ramá! Soem um grito de guerra em Bete-Áven depois de Benjamin.
9 Você será motivo de terror no dia da punição, ó Efraim. Anunciei entre as tribos de Israel o que acontecerá sem falta.
10 Os príncipes de Judá são iguais aos que mudam os limites dos terrenos e derramarei sobre eles minha fúria como se fosse água.
11 Efraim está oprimido, esmagado por causa do julgamento, pois queria ir atrás de seu adversário.
12 Por isso me tornei como traça para Efraim e como podridão para Judá.
13 Quando Efraim se viu doente e Judá se viu ferido, Efraim foi à Assíria e enviou mensageiros a um grande rei, mas ele era incapaz de curar vocês e de sarar sua ferida.
14 Eu serei como um jovem leão para Efraim e como um leão forte para Judá: Os dilacerarei e irei embora. Os levarei e não haverá ninguém para os livrar.
15 Vou embora para meu lugar até que os atinjam as consequências de seu erro e eles busquem o meu favor e, na sua aflição, procurem por mim.
Publicado em 02/06/2022
Atualizada em 25/12/2022