top of page

1 Então José foi dar a notícia ao rei. Ele disse: O meu pai e os meus irmãos vieram da terra de Canaã e estão na região de Gosém com as suas ovelhas e cabras, o seu gado e tudo o que têm.

2 Depois levou cinco dos seus irmãos e os apresentou ao rei.

3 O rei perguntou: Qual é o trabalho de vocês? Eles responderam: Senhor, nós somos criadores de ovelhas, como foram os nossos antepassados.

4 Viemos morar neste país porque na terra de Canaã não há pastos para os animais, e a fome lá está terrível. Por favor, deixe que a gente fique morando na região de Gosém.

5 O rei disse a José: Agora que o seu pai e os seus irmãos vieram ficar com você,

6 a terra do Egito está às ordens deles. Dê a eles a região de Gosém, que é a melhor do país, para que fiquem morando lá. E, se na sua opinião houver entre eles homens capazes, ponha-os como chefes dos que cuidam do meu gado.

7 Depois José levou Jacó, o seu pai, e o apresentou ao rei. Jacó deu a sua bênção ao rei,

8 e este perguntou: Qual é a sua idade?

9 Jacó respondeu: Já estou com cento e trinta anos de idade e sempre tenho andado de um lado para outro. A minha vida tem passado rapidamente, e muitos anos foram difíceis. E eu não tenho conseguido viver tanto quanto os meus antepassados, que tiveram uma vida tão dura como a que eu tive.

10 Jacó deu a sua bênção ao rei e foi embora.

11 Então, José estabeleceu seu pai e seus irmãos, dando-lhes possessões na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara.

12 José deu provisão para seu pai e seus irmãos; a toda a casa de seu pai deu ele o cereal, para cada pessoa.

13 Entretanto, não havia cereal em toda a terra. Pois a fome era grande na terra do Egito, e a terra de Canaã desfalecia de fome.

14 Então, José recolheu todo o dinheiro que se achava na terra do Egito e na terra de Canaã em troca do trigo que compravam, e distribuiu o cereal para eles. E José trouxe todo o dinheiro para a casa de Faraó.

15 Acabou-se o dinheiro na terra do Egito e na terra de Canaã, e todos os egípcios foram a José, dizendo: Dá-nos pão. Por que morreríamos em tua presença? Pois o nosso dinheiro já é gasto.

16 Então, José disse-lhes: Trazei o vosso gado, e eu irei dar-vos pão em troca do vosso gado, porquanto o dinheiro já é gasto.

17 E trouxeram o seu gado a José. E José lhes deu pão em troca de seus cavalos, das suas ovelhas, dos seus bois e dos seus jumentos. José os sustentou com pão em troca de todos os seus rebanhos, naquele ano.

18 Passou aquele ano, e vieram a ele no segundo ano, e disseram-lhe: Deveremos ser consumidos diante de nosso Senhor? Pois o nosso dinheiro acabou, e as nossas posses e os nossos animais trouxemos a ti, nosso senhor. E nada foi deixado para nós, diante de nosso senhor, além de nossos próprios corpos e de nossas terras. Estamos, realmente, necessitados.

19 Agora, então, para que não morramos diante de ti e a terra fique assolada, compra-nos e a nossa terra por pão, e nós e a nossa terra seremos servos de Faraó. Dá-nos sementes para que possamos plantar; a fim de que vivamos, e não morramos. E, dessa forma, a nossa terra não deverá ficar assolada.

20 E, assim, José comprou toda a terra dos egípcios para Faraó. Porquanto os egípcios venderam as suas terras para Faraó, pois a fome prevaleceu contra eles. E a terra tornou-se de Faraó.

21 Quanto ao povo, fê-lo passar às cidades desde uma até a outra extremidade dos confins do Egito. 22 Somente a terra dos sacerdotes, ele não a comprou; pois os sacerdotes tinham rações de Faraó e comiam as suas rações que Faraó lhes havia dado, pelo que não venderam a sua terra.

23 Disse José ao povo: Eis que vos comprei hoje a vós e as vossas terras para Faraó; aqui, tendes sementes para vós e semeareis a terra.

24 Nos tempos da ceifa, dareis a quinta parte a Faraó, e quatro partes serão vossas, para semente do campo, e para o vosso mantimento e dos que estão em vossas casas, e para o mantimento de vossos filhinhos.

25 “O senhor salvou nossa vida!”, exclamaram. “Permita-nos servir ao faraó.”

26 Então José mandou publicar um decreto que vale até hoje na terra do Egito, segundo o qual um quinto de todas as colheitas pertence ao faraó. Apenas as terras dos sacerdotes não foram entregues ao faraó.

27 Enquanto isso, o povo de Israel se estabeleceu na região de Gósen, no Egito. Ali, adquiriram propriedades e tiveram muitos filhos, e sua população cresceu rapidamente.

28 Depois de chegar ao Egito, Jacó viveu mais dezessete anos; portanto, viveu ao todo 147 anos.

29 Quando se aproximava a hora de sua morte, Jacó chamou seu filho José e lhe disse: “Peço que me faça um favor. Coloque sua mão debaixo da minha coxa e jure que mostrará sua bondade e lealdade a mim atendendo a este último desejo: não me sepulte no Egito.

30 Quando eu morrer, leve meu corpo para fora do Egito e sepulte-me com meus antepassados”. José prometeu: “Farei como o senhor me pede”.

31 “Jure que o fará”, insistiu. José fez o juramento, e Jacó se curvou humildemente à cabeceira de sua cama.

Atualizada em 25/12/2022

bottom of page