1 Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel, seu povo, como Jeová tinha tirado a Israel do Egito.
2 E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que este lha enviara,
3 e aos seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse Moisés: Fui peregrino em terra estrangeira;
4 e o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó.
5 Veio, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com os filhos e a mulher deste, a Moisés, no deserto onde se tinha acampado, junto ao monte de Deus;
6 e disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela.
7 Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, inclinou-se diante dele e o beijou; perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.
8 Depois Moisés contou a seu sogro tudo o que Jeová tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, todo o trabalho que lhes sobreviera no caminho, e como Jeová os livrara.
9 Jetro se alegrou imensamente ao ouvir tudo de bom que Jeová havia feito por Israel ao libertar o povo das mãos dos egípcios.
10 “Louvado seja Jeová!”, disse Jetro. “Ele os libertou da mão dos egípcios e do faraó!
11 Agora sei que Jeová é maior que todos os outros deuses, pois libertou seu povo da opressão dos arrogantes egípcios.”
12 Em seguida, Jetro, sogro de Moisés, ofereceu um holocausto e outros sacrifícios a Deus. Arão e os líderes de Israel vieram e, na presença de Deus, participaram com ele da refeição.
13 No dia seguinte, Moisés sentou-se para resolver problemas que surgiram entre os israelitas. O povo esperou diante dele, em pé, desde a manhã ate a tarde.
14 Quando o sogro de Moisés viu tudo que ele tentava fazer pelo povo, perguntou: “O que você está fazendo com este povo? Por que você se senta sozinho para julgar e os obriga a ficarem de pé diante de você o dia inteiro?”.
15 Moisés respondeu: “O povo me procura para conhecer as decisões de Deus.
16 Quando surge algum problema, eles me procuram e eu resolvo a questão entre as partes em conflito. Informo o povo sobre os decretos de Deus e transmito suas instruções”.
17 “O que você está fazendo não é bom”, disse o sogro de Moisés.
18 Desgastar-te-ás com cansaço insuportável, tanto tu como todo este povo que está contigo. Esta coisa é difícil, e eis que não serás capaz de suportá-la sozinho.
19 Ora, então, ouve-me e irei aconselhar-te, e Deus será contigo. Sê tu para o povo nas coisas concernentes a Deus, e levarás as suas questões para ele.
20 Testemunhar-lhes-ás as ordenanças de Deus e a sua lei, e mostrar-lhes-ás as maneiras nas quais eles devem andar e as obras que devem fazer.
21 Todavia, procura para ti, de todo o povo, homens capazes e tementes a Deus; homens justos que abominem o orgulho. E porás sobre o povo capitães de milhares, capitães de centenas, capitães de cinquenta e capitães de dezenas.
22 E que eles julguem o povo, em todos os momentos. Entretanto, o assunto que for demasiado complexo trarão a ti. Contudo eles deverão julgar os casos menores. Dessa maneira, aliviar-te-ão, e te ajudarão.
23 Se fizeres isso, Deus te fortalecerá e serás capaz de ministrar, e todas estas pessoas irão em paz para os seus próprios lugares.
24 Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, fazendo conforme tudo o que ele lhe dissera.
25 Então, Moisés escolheu homens capazes de todo o Israel e os fez capitães de milhares, capitães de centenas, capitães de cinquenta e capitães de dezenas sobre o povo.
26 E eles julgaram o povo em todos os momentos; todos os assuntos demasiado complexos, eles trouxeram a Moisés, mas todos os assuntos menores julgaram eles.
27 Então, Moisés despediu o seu sogro, e ele voltou para a sua própria terra.
Revisado em 24/12/2021
Atualizada em 25/12/2022