1 Então, Yahweh disse a Moisés: Vai a Faraó, e dize-lhe: Assim diz Yahweh: Envia o meu povo, para que me sirva.
2 Porém, se não quiseres enviá-los, eis que afligirei a todos os teus limites com as rãs.
3 O rio fervilhará com rãs, e elas subirão e entrarão em tua casa, em teus quartos de dormir e sobre as tuas camas; nas casas dos teus servos e nas do teu povo, sobre a tua massa e em teus fornos.
4 Sobre ti, sobre os teus servos e sobre o teu povo subirão as rãs.
5 E Yahweh disse a Moisés: Fala a Arão, teu irmão: Estende a mão com a tua vara sobre os rios, sobre os canais e sobre os açudes, trazendo as rãs.
6 Então, Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, fazendo subir as rãs. E as rãs foram trazidas, cobrindo a terra do Egito.
7 Mas os encantadores do Egito também fizeram o mesmo com as suas feitiçarias, trazendo rãs sobre a terra do Egito.
8 E Faraó chamou Moisés e Arão, dizendo-lhes: Rogai por mim a Yahweh, e que ele retire as rãs de mim e do meu povo, e eu os enviarei; e sacrificarão a Yahweh.
9 Então, Moisés disse a Faraó: Determine um tempo, no qual orarei por ti, pelos teus servos e pelo teu povo, para que as rãs desapareçam do meio de ti e do teu povo, e de suas casas. Tão somente no rio elas deverão ficar.
10 Respondeu-lhe ele: No próximo dia. E ele falou: Seja, portanto, como disseste, para que saibas que não há outro Deus a não ser Yahweh.
11 E as rãs apartar-se-ão de ti, das tuas casas, dos teus servos, e do teu povo; somente ficarão no rio.
12 Então saíram Moisés e Arão da presença de Faraó; e Moisés clamou a Yahweh por causa das rãs que tinha posto sobre Faraó.
13 E Yahweh fez conforme a palavra de Moisés; e as rãs morreram nas casas, nos pátios, e nos campos.
14 E ajuntaram-se em montões, e a terra cheirou mal.
15 Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como Yahweh tinha dito.
16 Yahweh disse a Moisés: “Dize a Aarão: Levanta a tua vara e fere o pó da terra para que se transforme em mosquitos em todo o Egito”.
17 Fizeram assim: Aarão estendeu a mão com sua vara, e feriu o pó da terra: houve mosquitos sobre os homens e os animais. Toda a poeira da terra se transformou em mosquitos em todo o Egito.
18 Os mágicos, usando de seus encantamentos, tentaram produzir mosquitos, mas não o puderam. Os mosquitos ficavam sobre os homens e os animais.
19 Então os mágicos disseram ao faraó: “Isso é o dedo de Deus”. Mas o coração do faraó permaneceu endurecido e, como Yahweh havia predito, não ouviu Moisés e Aarão.
20 Yahweh disse a Moisés: “Irás amanhã de manhã apresentar-te diante do faraó, quando ele sair para ir à margem do rio, e lhe dirás: Eis o que diz Yahweh: Deixa partir o meu povo, para me prestar culto.
21 Se recusares, mandarei moscas sobre tua pessoa, tua gente, teu povo, tuas casas: as casas dos egípcios serão todas invadidas por elas, bem como a terra em que moram."
22 Naquele dia, separarei a terra de Gósen, em que habita o meu povo, para que nela não haja enxames de moscas; a fim de que saibas que eu sou Jeová no meio da terra.
23 Farei uma separação entre o meu povo e o teu povo; amanhã, se fará este milagre.
24 Assim fez Jeová; entraram grandes enxames de moscas na casa de Faraó e nas casas dos seus servos; e toda a terra do Egito foi arruinada pelos enxames de moscas.
25 Chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide, oferecei sacrifícios a vosso Deus nesta terra.
26 Respondeu Moisés: Não convém que se faça assim, pois ofereceremos a abominação dos egípcios como sacrifício a Yahwehá, nosso Deus. Oferecendo nós a abominação dos egípcios diante dos seus olhos, não nos apedrejarão eles?
27 Nós temos de caminhar três dias pelo deserto até chegarmos ao lugar onde vamos oferecer sacrifícios a Yahweh, nosso Deus, como ele mesmo nos ordenou.
28 Então o rei disse: Se vocês não forem muito longe, eu os deixarei ir ao deserto oferecer sacrifícios a Yahweh, seu Deus. Orem também por mim.
29 Moisés respondeu: Logo que eu sair daqui, vou orar a Deus para que estes enxames de moscas deixem Yahweh, os seus funcionários e o seu povo. Mas Yahweh não deve nos enganar outra vez, proibindo que o povo vá oferecer sacrifícios a Deus, Yahweh.
30 Então Moisés saiu do palácio e orou a Deus, Yahweh.
31 Yahweh fez o que Moisés havia pedido: ele fez com que as moscas deixassem o rei, os seus funcionários e o seu povo. Não ficou uma só mosca.
32 Mas ainda dessa vez o rei continuou teimando e não deixou o povo ir.
Revisado em 24/12/2021
Atualizada em 25/12/2022