top of page

1 Então Javé disse a Moisés: “Veja, eu o fiz como Deus para Faraó; e Arão, seu irmão, falará por você como profeta.

2 Você dirá tudo o que eu lhe ordenar; seu irmão Arão falará a Faraó, e este deixará os israelitas sair do país.

3 Quanto a mim, deixarei o coração de Faraó ficar endurecido. Multiplicarei os meus sinais e os meus milagres na terra do Egito,

4 mas Faraó não escutará vocês. Então porei minha mão sobre o Egito e tirarei da terra do Egito as multidões que me pertencem, meu povo, os israelitas, com grandes julgamentos.

5 E os egípcios certamente saberão que eu sou Javé, quando eu estender a mão contra o Egito e tirar os israelitas do meio deles.”

6 Moisés e Arão fizeram o que Javé lhes havia ordenado; fizeram exatamente assim.

7 Moisés tinha 80 anos de idade e Arão tinha 83 anos de idade quando falaram a Faraó.

8 Javé disse a Moisés e Aarão:

9 “Se o Faraó pedir que vocês façam algum prodígio, você dirá a Aarão que pegue a vara de você e a jogue diante do Faraó; e ela se transformará em cobra”.

10 Moisés e Aarão se apresentaram diante do Faraó e fizeram o que Javé lhes havia mandado. Aarão jogou a vara diante do Faraó e seus ministros, e ela se transformou em cobra.

11 O Faraó, porém, mandou chamar os sábios e os encantadores de cobras, e também eles, os magos do Egito, fizeram o mesmo com suas ciências ocultas:

12 cada um jogou a sua vara e elas se transformaram em cobras. No entanto, a vara de Aarão devorou as varas deles.

13 Apesar disso, o coração do Faraó se endureceu e ele não fez caso de Moisés e Aarão, exatamente como Javé havia predito.

14 Javé disse a Moisés: O faraó é teimoso e não quer libertar o meu povo.

15 Portanto, de manhã cedo, quando o faraó descer ao rio, espere por ele na margem do rio. Leve com você a vara que se transformou numa cobra.

16 Então diga a ele: “Javé, o Deus dos hebreus, me mandou dizer que deixasse o seu povo partir para adorá-lo no deserto. Mas você tem recusado até agora.

17 Por isso, Javé diz: ‘Agora ficará sabendo que eu sou Javé’. Com a vara que tenho na mão, vou bater na água do Nilo e ela se transformará em sangue.

18 Os peixes que estão no rio morrerão e o rio cheirará tão mal que os egípcios não poderão beber da sua água”.

14 E Javé disse a Moisés: O coração de Faraó está enrijecido, de maneira que ele não deverá deixar ir o povo.

15 Ide ao encontro de Faraó, no início da manhã. Eis que ele irá sair às águas, e o encontrarás na margem do rio. Levarás em tua mão a vara que se transformou em uma serpente.

16 Fala-lhe, então:  Javé, o Deus dos hebreus, tem me enviado a ti, dizendo: Despede o meu povo, para que me sirva no deserto; e eis que, até agora, tu não deste ouvidos.

17 Estas coisas diz Javé: Nisto saberás que eu sou Javé: Eis que ferirei, com a vara em minha mão, a água que está no rio, o que deverá transformá-la em sangue.

18 Os peixes que estão no rio morrerão e o rio cheirará mal; e, depois disso, os egípcios não poderão beber da água do rio.

19 E Javé falou a Moisés, dizendo-lhe: Dize a teu irmão, Arão: Toma a vara na tua mão e estende-a sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre as suas lagoas, e sobre todas as suas águas paradas. E elas irão tornar-se em sangue. Haverá sangue em toda a terra do Egito, tanto nos vasos de madeira como nos de pedra.

20 E Moisés e Arão fizeram assim, conforme Javé lhes ordenara. Então, Arão, levantando a sua mão com a vara, feriu as águas do rio diante de Faraó e diante dos seus servos, e transformou toda a água do rio em sangue.

21 Os peixes no rio morreram, e o rio cheirou mal. E, depois disso, os egípcios não podiam beber mais a água do rio. E o sangue estava em toda a terra do Egito.

22 Entretanto, os encantadores dos egípcios também fizeram o mesmo com as suas feitiçarias. E o coração de Faraó se endureceu, e ele não os ouviu, conforme Javé dissera.

23 Virou-se Faraó e entrou em sua casa, nem ainda a isso se submeteu o seu coração.

24 Todos os egípcios cavaram junto ao rio para achar água que beber; pois não podiam beber da água do rio.

25 Passaram-se sete dias, depois que Javé ferira o rio.


Revisado em 23/12/2021

Atualizada em 25/12/2022

bottom of page