top of page

1 Havia um certo homem, da tribo de Levi, o qual tomara como esposa uma das filhas de Levi.

2 Ela concebeu, dando à luz uma criança do sexo masculino. Entretanto, visto que ele era um homem justo, escondeu-o por três meses.

3 Então, quando já não podia mais escondê-lo, sua mãe tomou para ele uma arca, untou-a com betume, ajeitou a criança dentro dela, e depositou-a na água lamacenta, na margem do rio.

4 E a sua irmã permanecia observando, à distância, para saber o que iria acontecer com ele.

5 Logo, a filha de faraó desceu ao rio para banhar-se, com as suas servas. Caminhava ela ao lado do rio, e, tendo avistado a arca na lama, enviou a sua serva, e puxou-a para cima.

6 Havendo-a aberto, ela viu a criança chorando na arca. E a filha de Faraó teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus.

7 Então, a sua serva disse à filha de Faraó: Queres que eu vá buscar-te uma ama dos hebreus, a fim de que amamente a criança para ti?

8 A filha de Faraó respondeu: Vai. A jovem, então, foi, e chamou a mãe da criança.

9 E a filha de Faraó disse-lhe: Cuida do menino, amamenta-o para mim e eu te darei o teu salário. Então, a mulher tomou a criança e amamentou-a.

10 Quando o menino havia crescido, ela o trouxe à filha de Faraó, e ele tornou-se seu filho. Chamou ela o seu nome Moisés, dizendo: Tirei-o da água.

11 Anos depois, quando Moisés já era homem, ele foi ver o seu povo. Observou que o trabalho que eles eram obrigados a fazer era muito pesado. Viu também um egípcio batendo num dos hebreus.

12 Tendo Moisés olhado para todos os lados e visto que ninguém o estava olhando, matou o egípcio e o enterrou na areia.

13 No dia seguinte Moisés voltou a sair e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: Porque é que está batendo no outro hebreu?

14 O homem respondeu: Quem foi que o fez nosso chefe e juiz? Por acaso você quer me matar assim como matou o egípcio ontem? Então Moisés teve medo e pensou: “Com certeza todos já sabem o que eu fiz”.

15 Quando o faraó soube do que tinha acontecido, ele quis matá-lo, mas Moisés fugiu dele. Moisés foi morar na terra de Midiã e sentou-se perto de um poço.

16 "Ora, as sete filhas do sacerdote de Madiã vieram tirar água do poço e encher as gamelas para dar de beber às ovelhas de seu pai.

17 Sobrevindo então alguns pastores, as expulsavam. Moisés, porém, tomou sua defesa e deu de beber ao seu rebanho.

18 E, voltando elas para junto de Raguel, seu pai, este disse-lhes: “Por que voltais hoje tão cedo?”. 19 Elas responderam: “Um egípcio nos protegeu contra alguns pastores e, além disso, tirou água ele mesmo e deu de beber aos animais”.

20 “Onde está ele? – perguntou às suas filhas –. Por que o deixastes partir? Chamai-o para que coma alguma coisa.” 21.Moisés aceitou ficar em casa desse homem, o qual lhe deu por mulher sua filha Séfora."

21 Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,

22 a qual deu à luz um filho, a quem Moisés deu o nome de Gérson, porque disse: Sou peregrino em terra estranha.

23 Decorridos muitos dias, o rei do Egito morreu. Os filhos de Israel gemiam por causa da sua escravidão. Eles clamaram, e o seu clamor chegou até Deus.

24 Deus ouviu o gemido deles e lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.

25 E Deus viu os filhos de Israel e atentou para a situação deles.


Revisado em 24/12/2021

Atualizada em 25/12/2022

bottom of page