top of page

Deuteronômio

1) Não é um absurdo dizer que os israelitas levaram 40 anos para fazer uma jornada de apenas 11 dias pelo deserto? (Deuteronômio 1:2; 2:7)


Não, não é um absurdo. A questão não era eles simplesmente irem direto do Egito para Canaã. Primeiro, Deus os levou até o Sinai para organizá-los como nação. Êxodo 13:17 mostra a clara intenção de se fazer isso antes dos israelitas enfrentarem a guerra. Isso levou cerca de um ano.


Depois disso, eles estavaam preparados e foram até Cades, na fronteira de Canaã e enviaram espias para verificar a terra. Os espias não confiaram em Deus e tiveram medo de entrar na terra prometida e desencorajaram o povo. (Números, capítulos 13 e 14) Por conta disso os guerreiros israelitas passaram a dizer que Deus os tinha levado até lá para fazê-los morrer pela espada e que era melhor eles morrerem no deserto. (Números 14:2,3)


Em vista disso, como eles já tinham se rebelado contra Deus pelo menos 10 vezes, Deus determinou que os guerreiros que haviam saído do Egito morreriam no deserto, como eles mesmos, aliás, tinham dito que preferiam que acontecesse. (Números 14:22,23)


Quando eles ouviram isso decidiram que, se era assim, eles iriam entrar em Canaã. Deus não os impediu de fazer isso, apenas não os ajudou a vencer e eles foram derrotados. (Números 14:39-45)


Por conta disso, eles andaram perambulando pelo deserto, na verdade, andando em volta das montanhas de Seir por quase 38 anos, até que todos os guerreiros alistados no exército morreram. (Deuteronômio 2:1-3, 14). Foi por isso, portanto, que os israelitas levaram 40 anos para percorrer uma distância que podia ter sido percorrida em 11 dias.


2) Não foi crueldade o que os israelitas fizeram com Siom, rei de Hesbom e Ogue, rei de Basã? (Deuteronômio 1:3,4)


Não. Números 24:21-24,31-33 mostra que não era a intenção dos israelitas invadir as terras de Siom e Ogue. Eles apenas iriam passar pelas terras de Siom em seu caminho para a terra de Canaã. Mas tanto Siom, como Ogue vieram lutar contra eles. Na verdade, portanto, neste caso, os israelitas estavam apenas se defendendo do ataque. 


3) Deuteronômio 5: 4 - No monte, o Senhor falou com vocês face a face do meio do fogo.


a) Alguns dizem haver uma contradição entre  este verso e João 1:18 que diz que ninguém jamais viu a Deus.  No entanto, Deus falava aos israelitas por meio de um anjo e não pessoalmente. (Note Êxodo 3:2) Esse anjo falava em nome de Deus, então era, em geral, identificado como sendo o próprio Deus. (Compare com Êxodo 3:6)


b) Mesmo esclarecendo este primeiro ponto, alguns dizem haver uma contradição entre este verso e Deuteronômio 4:12, que diz que somente uma voz foi ouvida. Para compreender isso basta atentar novamente para Êxodo 3:2 que mostra que Moisés olhou para o espinheiro pegando fogo, ouviu a voz do anjo que falava com ele, mas nada afirma que ele tenha visto o anjo. Ainda assim pode-se dizer que ele falou com o anjo face a face, já que um estava diante do outro.


4) Devem todos os que não acreditam no Deus da Bíblia, IHWH e que adoram outros deuses ser mortos? (Deuteronômio 13:6-10)


Não. Embora o trecho citado seja claro em dizer que os que não adorassem a IHWH deveriam ser mortos é necessário levar em conta dois pontos.


Em primeiro lugar, esse texto se refere aos dias pré-cristãos. Hoje estamos vivendo no dia da boa-vontade da parte de Deus, no dia da salvação, por conta do sacrifício de Cristo e sua intercessão por nós diante de Deus. Em nenhuma violação da lei de Deus se aplica a pena de morte atualmente.  

Em segundo lugar, esse texto se referia aos israelitas que tinham um pacto com IHWH, Javé ou Jeová em português, para adorarem APENAS a Ele. Estes israelitas tinham concordado em adorar apenas a IHWH e Ele os alertou que a desobediência nesse sentido seria punida com a morte. Não se referia ao restante do mundo que, não apenas não adorava a IHWH, mas que nunca tinham ouvido falar dele, mas apenas à nação de Israel daqueles dias.


Em relação a povos que adoravam outros deuses no passado, IHWH somente intervinha quando esta adoração envolvia sacrifícios humanos (como no caso dos cananeus que queimavam bebês vivos em honra a seus deuses) e prostituição de templo (quando pessoas cometiam prostituição em honra a seus deusese forçavam outros a fazê-lo).

Atualizada em 28/01/2022

bottom of page