Na visão dos autores deste site para que um livro faça parte do Cânon da Bíblia ele tem de estar em harmonia com os demais livros que fazem parte dela em todo ponto relevante. Isso é o que se esperaria de um livro que afirma ser a palavra de Deus.
A Bíblia foi escrita durante milhares de anos e foi copiada e reproduzida muitas vezes. Então, obviamente, erros foram introduzidos, seja por erro humano, seja propositalmente. No entanto, Deus prometeu proteger sua palavra, de forma que os erros, sejam propositais ou não podem ser descobertos.
Nessa seção analisa-se porque um livro é aceito como canônico ou não nas traduções/versões da Bíblia atualmente e porque deveriam ou não estar no Cânon da Bíblia.
A principal regra usada é que caso um livro torne a Bíblia contraditória em um ponto relevante, ele não deve fazer parte do Cânon. A segunda regra é a aceitação ou não da canonicidade por eruditos.
Analisa-se ainda se o conteúdo do livro já se encontra em outros livros canônicos. Se isso ocorrer e os catálogos primitivos não incluírem este livro ele pode ser útil, mas não será parte do Cânon.
Apresenta-se abaixo a lista dos livros já analisados. Cada livro ou texto será incluído na página conforme conseguirmos analisar seu conteúdo. Como os livros canônicos são analisados na seção Bíblia, aqui a prioridade será dada aos apócrifos.
1) Carta de Paulo aos Laodicenses
Atualizada em 09/12/2021