top of page

Até a morte de Jacó

Gênesis 43:1-34  - Os irmãos de José retornam ao Egito.


Gênesis 44:1-34 – José testa seus irmãos.


Gênesis 45:1-28 – José se revela aos seus irmãos. Jacó decide mudar para o Egito.


Gênesis 38:27-30

27 Quando chegou o tempo dela (Tamar) dar à luz, teve gêmeos.

28 Ao nascerem, um deles estendeu a mão para fora e a parteira atou uma fita vermelha no pulso dele. Ela disse: Foi este quem nasceu primeiro.

29 Mas ele voltou a recolher a mão e foi o seu irmão que saiu primeiro. Então a parteira disse: Conseguiu fazer uma abertura para sair! Por isso deram-lhe o nome de Perez.

30 Depois saiu o seu irmão, o que tinha a fita vermelha. Por isso lhe deram o nome de Zera.


Gênesis 46:1-7

1 Tendo Israel partido com tudo o que tinha, veio a Berseba e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque.

2 Falou Deus a Israel em visões de noite e disse: Jacó, Jacó! Respondeu Jacó: Eis-me aqui. 3 Continuou Deus: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito; pois ali farei de ti uma grande nação.

4 Eu descerei contigo para o Egito e eu certamente te farei tornar a subir. José porá as mãos sobre os teus olhos.

5 Jacó levantou-se de Berseba; e os filhos de Israel levaram seu pai Jacó, seus filhinhos e suas mulheres nos carros que Faraó tinha enviado para o levar.

6 Tomaram o seu gado e os bens que haviam adquirido na terra de Canaã e foram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência.

7 Seus filhos e os filhos de seus filhos, suas filhas e as filhas de suas filhas. E ele levou toda a sua descendência para o Egito.


Gênesis 46:28-34

28 Jacó enviou Judá na frente, para que ele se encontrasse com José e preparasse um lugar em Gessen. Quando eles estavam chegando a Gessen,

29 José preparou o seu carro e foi ao encontro do seu pai Israel em Gessen. Ao vê-lo, o abraçou e, ao beijá-lo, chorou.

30 Israel disse a José: «Agora posso morrer, depois que vi você vivo em pessoa».

31 Então José disse a seus irmãos e à família de seu pai: «Vou subir para dar ao Faraó esta notícia: ‘Meus irmãos e a família de meu pai, que viviam em Canaã, vieram para junto de mim.

32 São pastores de ovelhas que cuidam de rebanhos; trouxeram as ovelhas, as vacas e tudo o que possuíam’.

33 Assim, quando o Faraó chamar vocês e perguntar: ‘Qual é a profissão de vocês?’

34 então respondam: ‘Seus servos são pastores desde a juventude até hoje, tanto nós como nossos pais’. Desse modo, vocês poderão ficar na terra de Gessen, pois os egípcios detestam todos os pastores»


Gênesis 47:1-31 - Jacó comparece perante Faraó. Terminam os anos de fome.


Gênesis 48:1-21 -  Jacó abençoa Efraim e Manassés


Gênesis 46:13a

13 E os filhos de Perez foram Hezron e Hamul.


Gênesis 49:1-28 – Jacó profetiza a respeito de seus filhos.


Gênesis 50:1-20

1 José atirou-se sobre seu pai, chorou sobre ele e o beijou.

2 Em seguida deu ordens aos médicos, que estavam ao seu serviço, que embalsamassem seu pai Israel. E eles o embalsamaram.

3 Levaram quarenta dias completos, pois esse era o tempo para o embalsamamento. E os egípcios choraram sua morte setenta dias.

4 Passados os dias de luto, José disse à corte do faraó: "Se posso contar com a bondade de vocês, falem com o faraó em meu favor. Digam-lhe que

5 meu pai fez-me prestar-lhe o seguinte juramento: ‘Estou à beira da morte; sepulte-me no túmulo que preparei para mim na terra de Canaã’. Agora, pois, peçam-lhe que me permita partir e sepultar meu pai; logo depois voltarei".

6 E Faraó disse a José: Vai sepultar a teu pai, conforme ele te fez jurar.

7 Então, José subiu para sepultar a seu pai. E subiram com ele todos os servos de faraó, e os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito,

8 como também toda a casa de José, e os seus irmãos, e toda a casa de seu pai, com a sua parentela. Tão somente eles deixaram para trás as ovelhas e os bois, na terra de Gósem.

9 Subiram com ele, também, carros e cavaleiros. E era uma comitiva mui grande.

10 Chegaram eles à eira de Atade, que está além do Jordão. E ele chorou com grande e mui doloroso pranto, fazendo um luto de sete dias por seu pai.

11 Os habitantes da terra de Canaã viram o luto na eira de Atade e disseram: Este é um grande luto dos egípcios. Por isso eles chamaram o seu nome Luto do Egito, o qual está além do Jordão.

12 Dessa forma seus filhos lhe fizeram.

13 Então, eles o levaram até à terra de Canaã, sepultando-o na caverna dupla, diante de Mamre, caverna essa que Abraão comprara por posse de sepultura de Hefrom, o heteu.

14 E José voltou para o Egito, ele e os seus irmãos, e os que tinham subido com ele para sepultar a seu pai.

15 Porém, quando os irmãos de José viram que seu pai estava morto, disseram: Acautelemo-nos porque, a qualquer momento, José lembrar-se-á do mal contra nós, e devolver-nos-á todos os males que lhe temos feito.

16 Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:

17 Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.

18 Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.

19 E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?

20 Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.

21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.


Atualizada em 25/12/2022

bottom of page